Ser mãe é um grande marco, o qual pode ser agradável e desafiador ao mesmo tempo. Afinal, cuidar de si mesma pode ser muito difícil, então quanto mais atender às necessidades de outro ser humano totalmente dependente de você? Confira neste artigo quais são os desafios de ser mãe e como lidar com eles! Como ser mais consciente.
Amamentar nem sempre é uma tarefa fácil
A amamentação é algo natural, mas embora isso possa ser verdade, não é válido para muitas mães de primeira viagem, por exemplo. O fato é que pode levar semanas de prática e muito trabalho antes que a maioria das mães pegue o jeito de como amamentar seus bebês.
Tensão no relacionamento conjugal
Um dos desafios de ser mãe é a tensão que o parto e a gravidez colocam no relacionamento conjugal. As mães lutam para cuidar do bebê 24 horas por dia, 7 dias por semana, e facilmente sentem que seus maridos não entendem como isso é difícil ou que não estão fazendo a sua parte.
Se você e seu parceiro estão passando pelas mesmas tensões, vale refletir que talvez seu marido também esteja fazendo a parte dele, mas devido ao estresse e afazeres diários, você não esteja notando. É bom para vocês dois falarem sobre o que você sente sobre toda a situação, especialmente se você acha que ele não está ajudando – a comunicação é a chave durante estes tempos difíceis!
As mudanças em seu corpo
É completamente normal sentir falta do corpo antes da gravidez e invejar mães celebridades por serem capazes de se livrar do peso extra que ganharam durante a gestação. Mas apesar deste ser um dos desafios de ser mãe, não se deixe perturbar – é normal reter alguns quilos após o parto e isso é até bom, pois as células de gordura extras ajudam muito na amamentação.
Caso você não consiga se livrar da ideia de perder os quilos adicionais após o parto, tente introduzir uma dieta e exercícios aos poucos. Porém, não exagere – seu principal objetivo não deve ser perder peso após a gravidez, mas cuidar de seu recém-nascido.
Mãe em tempo integral e / ou mulher de carreira
Considerando a difícil situação econômica de hoje, muitas mães voltam ao mundo do trabalho alguns dias após o parto. No entanto, para aquelas que não voltam imediatamente ao trabalho, entre os desafios de ser mãe está difícil decisão de se tornar uma mãe que fica em casa ou uma mulher que trabalha para construir sua carreira.
Quem escolhe o primeiro sente que está perdendo seus amigos e sua vida profissional, enquanto quem escolhe o segundo sente-se culpada por não poder dedicar tempo e atenção suficientes ao bebê. Se você está lutando contra esse dilema, peça conselho a mulheres que também estejam passando pela mesma situação.
Falta de tempo
Quer você escolha voltar ao seu trabalho ou dedicar todo o seu tempo como uma mãe que fica em casa, uma coisa é certa: você terá muito menos tempo para si mesma e para as coisas que adora fazer. Dormir? Um banho tranquilo? Maratona de séries de TV? Tudo isso foi substituído pela troca de fraldas, pelo banho e pela amamentação.
Desafios de ser mãe: considerações finais
Sim, são muitos os desafios de ser mãe, especialmente se você não estiver preparada, por isso aconselho você a ler livros sobre o assunto, conversar com amigos que já passaram por isso e pedir-lhes que sejam honestos sobre os desafios e também sobre os bons momentos.
Cerque-se de outras mães que estão passando pela mesma coisa que você, pois é reconfortante saber que você não está sozinha nessa!