Criadamente

Em busca da mente

Mulheres independentes: como conquistar sua independência

Se você é mulher e está em busca de independência, acredito que este conteúdo que preparei com muito carinho irá ajudá-la a dar os primeiros passos rumo a uma vida cada dia mais de acordo com o que você deseja. Confira as dicas a seguir sobre mulheres independentes e conte comigo!

Dependência: significado

Em curtas palavras, depender de alguém é assumir que essa pessoa tem a capacidade de fazer algo que você não consegue, seja pela falta de habilidade, força, ou conhecimento. Uma das explicações do significado de dependência de acordo com os dicionários é a seguinte:

Veja, porém, que a situação de dependência como escolha é algo comum, independe de gênero e vale lembrar que ninguém (ainda que se sinta assim) é autossuficiente. O problema está quando a dependência se torna algo que você não escolhe, mas lhe é imposto, não no hábito de ser dependente quando você tem a capacidade, mas é coagido a aceitar que outra pessoa o faça por você.

Mulheres independentes

A cada dia, as mulheres vem se destacando em uma sociedade que sempre se mostrou patriarcal e, embora ainda haja muito a ser conquistado, não vivemos mais no patriarcado. Antes, destinadas a cuidar de casa e a ficarem no assento de carona enquanto o marido dirigia, agora há muitas mulheres independentes, que se sustentam e são donas de si mesmas.

Algumas dicas de como se tornar uma mulher independente:

  • Procure ajuda de uma especialista (coaching), assim você poderá trabalhar a insegurança, falta de confiança, baixo autoestima, além de como ser emocionalmente independente, entre outras questões
  • Invista em você e se capacite, faça cursos, aprenda aquilo que ainda não sabe e que depende de outro para fazer em seu lugar
  • Busque apoio caso se sinta refém da situação como, por exemplo, em um relacionamento abusivo
  • Olhe para você com amor e veja você mesma como a pessoa mais importante em sua vida

Há muitas questões que envolvem a dependência, seja ela de qual âmbito for (financeira, emocional, psicológica, física, etc), por isso é importante se avaliar e refletir: será que está faltando amor próprio? Será que preciso ter mais fé em mim mesma? Porque tenho permitido ser dependente? Como mudar essa situação?

Mulheres independentes assustam?

A independência feminina não é algo fácil, principalmente pelo conceito de “ser o provedor” arraigado nos homens desde os tempos mais remotos e que não aceitam as mulheres independentes.

Em uma enquete sobre relacionamentos, a qual teve quase 4 mil pessoas respondendo, mais de 60% do público respondeu que a mulher independente assusta, o que leva a outra preocupação, a do namoro ou casamento dar certo.

Uma dica nesse sentido é ter uma conversa clara, madura e, acima de tudo, pautada em amor, que também é escolha. Em suma, ainda que você não dependa (e saber disso é suficiente para você), aceite que o homem lhe ajude e mostre a ele que não se trata de uma guerra por quem faz ou deixa de fazer, mas de companheirismo.

Perceba, porém, que independência não tem a ver com autossuficiência, como ressaltado neste comentário a seguir:

Você concorda?

Dependência financeira do marido

Realmente é horrível ter que pedir ao marido para comprar algo e ficar dependente do dinheiro dele pra tudo. Mas como fazer se você tem que cuidar da casa e dos filhos? Bem, primeiramente, você não é obrigada a nada e as responsabilidades no casamento cabem às duas partes, homem e mulher.

As mulheres independentes sabem disso, então uma dica é que você converse e comunique ao seu cônjuge que decidiu (sim, você pode e deve tomar decisões) trabalhar – o que você pode fazer em casa mesmo (por exemplo, vendendo cosméticos) ou trabalhar fora (mas neste caso, as crianças terão que ficar em uma creche ou com um responsável de confiança, algo a ser decidido entre você e seu marido).

1 comentário em “Mulheres independentes: como conquistar sua independência”

Deixe um comentário