Criadamente

Em busca da mente

Autoconhecimento

Muitas pessoas acreditam que se conhecem: que sabem os seus principais gostos, os seus pontos fracos, os seus sonhos, etc.

No entanto, a realidade é que o autoconhecimento é muito mais profundo do que isso: não basta saber as coisas superficiais sobre si mesmo.

Inclusive, o autoconhecimento pessoal é um dos primeiros passos para se valorizar e para não permitir que diversas situações aconteçam consigo.

Se você não sabe como pode desenvolver o autoconhecimento mais profundo ou se já tentou, mas não tem certeza de ter tido resultados, conheça agora algumas estratégias para chegar ao mais profundo de si mesmo.

1 – Estar um tempo consigo mesmo

Isso significa estar realmente sozinho, só com os seus pensamentos. Hoje em dia, é bastante difícil estar 100% sozinho: mesmo quando se está em casa, sem mais ninguém no mesmo cômodo, a conexão de Internet faz com que haja “milhões” de pessoas ao redor.

Por isso, é interessante fazer o exercício de deixar de conversar com absolutamente todo mundo por 20 minutos.

Nesse período, você pode meditar, pode fazer exercícios físicos, pode rememorar sua atitude em determinado acontecimento, etc.

Para ajudar, vale a pena uma música suave. Esse é um momento de estar sozinho em todos os aspectos, tendo somente você mesmo como companhia.

2 – Pense sobre os aprendizados em cada situação

Muitas vezes, quando uma situação desagradável acontece, a principal dica das pessoas é “esqueça”. Porém, o processo de autoconhecimento se favorece muito dessas situações.

Por isso, recomenda-se avaliar sempre algumas coisas em momentos adversos, como:

  • O que eu fiz que pode colaborar com aquela situação desagradável?
  • Como eu me senti fazendo ou falando determinada coisa?
  • Eu posso estar errado?
  • Se eu não estivesse envolvido, eu concordaria comigo mesmo?
  • Há algo que eu poderia ter feito diferente?

Todas essas perguntas permitem entender-se mais, entender as suas próprias reações e os seus sentimentos.

3 – Aposte em sua espiritualidade

Aqui, cabe esclarecer que a espiritualidade não se resume apenas a quem tem uma religião: até os ateus podem ter seus momentos de espiritualidade.

Para eles, pode ser um momento de se conectar consigo, com a natureza, com o universo. Não importa se é esse o caso ou se a pessoa tem uma religião, mas estar ligado à espiritualidade e não somente às coisas físicas facilita o autoconhecimento.

4 – Ouvir conselhos

De alguém que seja de confiança, ouvir conselhos é sempre fundamental.

Por exemplo: quem tem uma relação saudável com o cônjuge, com os irmãos, com os pais, etc., pode pedir a um deles opinião sobre a sua atitude em determinado momento.

Porém, deve-se saber que a opinião dessa pessoa pode ser influenciada nas suas próprias questões particulares, por isso, antes de pedir ajuda ou até mesmo um conselho, é importante fazer a própria escuta.

Isso é importante no autoconhecimento: aprender a se escutar.

Afinal, não existem apenas acertos no processo de se conhecer mais e, ao analisar esses feedbacks, tem-se uma oportunidade valiosa de descobrir mais sobre os próprios equívocos e angustias, e ressignificar as próprias questões, mas, caso isso não seja possível por algum motivo sozinho, recomendo que busque por uma análise individual. Entenda um pouco mais

 

3 comentários em “Autoconhecimento”

Deixe um comentário