Desde que a pandemia da Covid-19 começou, nossos hábitos mudaram completamente. Muitos deixaram de trabalhar em escritórios para fazer de seu lar o “office”.
Os encontros com parentes e amigos foram riscados da lista, passando de reuniões presenciais para os famosos encontros virtuais. E as viagens acabaram praticamente riscadas da lista.
Durante longos meses não se ouvia falar em ir a algum lugar de férias. Viajar se tornou um tabu. Mas, com o ritmo da vacinação crescendo, mesmo que a passos lentos, alguns brasileiros têm se arriscado a viajar.
Mesmo assim, a dúvida ainda permanece: como viajar na pandemia. Para responder a essa pergunta, preparamos esse texto com algumas orientações que vão lhe ajudar a se divertir sem riscos. Confira.
Avalie a quão necessária é sua viagem
Antes de mais nada é preciso colocar a “cabeça no travesseiro” e se fazer a seguinte pergunta: eu preciso mesmo ir viajar? Será que não deveria adiar essa ida para outro momento, quando tudo estiver mais tranquilo? Será que, indo viajar, não estarei me colocando em risco e arriscando a saúde de outras pessoas? É possível viajar com segurança para o destino que escolhi?
Apenas quando tiver as respostas para estas perguntas, você poderá pensar nos próximos passos para garantir uma viagem segura mesmo durante uma pandemia, como a que estamos vivendo.
Escolha bem o destino que vai visitar
Se, depois de refletir sobre as questões que listamos acima, você percebeu que sua viagem é essencial, é preciso ter cautela redobrada na hora de escolher o lugar para onde vai viajar.
E refletir sobre os impactos que sua viagem poderá impactar na população que vive no local que deseja conhecer. Verifique também se o local está aberto para turistas. Caso não esteja, escolha outra localidade. Não desrespeite a proibição local.
Caso o destino que você deseja conhecer esteja recebendo turistas, não se esqueça de respeitar todas as regras de proteção, sobre o uso obrigatório de máscaras. Evite também estar em locais com aglomerações para evitar a propagação do vírus que continua a se espalhar.
Mas, sobretudo, certifique-se de saber como estão os números de casos de Covid no local que deseja visitar, veja como é a estrutura de saúde oferecida e se, em caso de necessidade, haverá condições de atendimento.
Neste período, evite viagens a pequenos vilarejos que tendem a ficar lotados de turistas. Agora, se pretende fazer uma viagem internacional, cheque os documentos que cada nação está exigindo e, principalmente, se o país que deseja conhecer está aberto para a ida de turistas brasileiros.
Evite viagens a pequenas localidades
Pode parecer tentador, ficar hospedado naquela cidadezinha afastada dos grandes centros. Mas, em uma pandemia, essa não é a melhor ideia por algumas razões. A primeira delas é que muitos destes locais não estão recebendo turistas ainda.
Outro ponto importante a considerar é que, em diversas vezes, o acesso à saúde nestes locais é bastante difícil, o que pode se tornar ainda mais complicado com uma grande concentração de pessoas ali.
Então, para não colocar sua vida e a de outros em risco, evite viajar para locais menores nesse período. Agora, se você ficou sensibilizado com o impacto econômico da pandemia a estes locais e gostaria de viajar para ajudar a economia local, procure campanhas que foram criadas para isso. Você pode ajudar de forma remota, sem precisar se expor ao vírus.