Criadamente

Em busca da mente

Transtorno de Personalidade (Antissocial)

Você já ouviu alguém ser chamado de antissocial? Certamente sim, afinal de contas quem nunca teve (ou foi) aquela pessoa tímida, que não gosta muito de festas, tem poucos amigos e prefere ficar em casa a interagir com estranhos, não é mesmo?

Embora, algumas vezes, esse comportamento pode ser indício de algo muito mais grave do que uma simples timidez? Estamos falando do transtorno da personalidade antissocial.

Doença que se manifesta no início da vida adulta, no transtorno da Personalidade Antissocial a pessoa ignora normas de comportamento e convívio social. O que isso quer dizer? Que aqueles que são diagnosticados com esse transtorno podem ter comportamentos impulsivos, irresponsáveis e até mesmo cometer crimes.

O que é o transtorno de Personalidade Antissocial

Também chamado de sociopatia, o transtorno de Personalidade Antissocial tem como característica principal padrões de comportamento que desrespeita e viola direitos de outras pessoas, uma clara falta de interesse pelo bem-estar do outro.

Em geral, esse transtorno é mais comum em homens do que em mulheres. As pessoas com esse transtorno têm tendência maior ao uso de substâncias ilícitas.

Como diagnosticar

O transtorno de Personalidade Antissocial costuma aparecer na adolescência, se caracterizando por comportamentos agressivos e falta de empatia. Contudo, o diagnóstico é feito apenas quando a pessoa tem mais de 18 anos.

Além disso, é preciso que a pessoa se encaixe em pelo menos três dos seguintes critérios: incapacidade de adequação a normas sociais, impulsividade ou incapacidade de seguir planos, agressividade e irritabilidade, enganar e mentir com o objetivo de obter ganhos pessoais, ser irresponsável com seus ganhos ou com o de outras pessoas, não sentir remorso ou ser incapaz de se manter em empregos e cumprir seus compromissos financeiros.

O que pode causar esse transtorno

Embora não se saiba exatamente o que pode causar o transtorno da Personalidade Antissocial, um indício forte é de que a genética tenha influência em seu aparecimento.

Esse transtorno pode ser causada também pelo ambiente em que essa pessoa é criada desde a infância. Há estudos que apontam que crianças vítimas de abusos e maus-tratos tem maiores chances de apresentar o transtorno de Personalidade Antissocial quando adultas.

O mesmo vale para aquelas pessoas que cresceram em companhia de pais alcoólatras, violentos ou antissociais. Outros fatores de risco são a falta de estrutura e desprezo familiar e afeto.

Sintomas

Aqueles que possuem o transtorno de Personalidade Antissocial podem ser mentirosos, manipuladores, impulsivos, irresponsáveis e, por muitas vezes, violentas.

Essas pessoas também desrespeitam e violam os direitos dos outros, sem sentir qualquer tipo de remorso. Eles também não conseguem seguir planos e normas como as pessoas comuns.

É importante esclarecer que, embora esses sintomas comecem a aparecer por volta dos 15 anos, nem todo adolescente que manifesta comportamentos ruins durante a adolescência poderá se tornar um adulto com transtorno de Personalidade, Antissocial. Algumas vezes, é só um momento difícil, o que não se consolida á transtorno.

Contudo, é preciso ficar atento ao comportamento do jovem, para buscar ajuda o quanto antes, em caso de agravamento das atitudes desta pessoa.

Como não há cura para o transtorno, o tratamento é feito com acompanhamento, psiquiátrico para tratamento e uso de substancias químicas, com auxilio da  psicoterapia que ajuda a controlar os impulsos.

Deixe um comentário