Sentir alegria, tristeza, raiva ou medo são sentimentos comuns a todos nós, e que nos acompanham desde a nossa mais tenra infância. Na verdade, esses sentimentos estão conosco desde o momento de nosso nascimento.
Ao contrário do que se imagina, sentir emoções não é algo tão inofensivo assim. Cada um dos sentimentos que temos impacta a nossa saúde de maneiras distintas.
Por exemplo, quando estamos muito felizes, sentimos que somos capazes de quase tudo. Superar desafios, vencer obstáculos antes invencíveis. Já quando estamos com medo perdemos a vontade de fazer qualquer coisa. É como se nossas forças fossem sugadas por esse sentimento.
Emoções e aprendizado
Conforme comentamos, as emoções são muito importantes para nosso aprendizado. Elas influenciam a forma como os relacionamos com nossos semelhantes ou, ainda, como aplicamos as lições aprendidas em nosso dia a dia.
Para que se tenha uma ideia de seu impacto, as emoções positivas constroem relacionamentos, enquanto as negativas podem, muitas vezes, nos afastar das pessoas e nos isolar em nosso próprio mundo caso não saibamos lidar com cada uma delas.
Por isso, é muito importante ter um equilíbrio entre cada emoção sentida, sejam ela boa ou ruim, para que possamos tirar lições importantes dos momentos e evoluir como seres humanos.
Impacto das emoções em nossa saúde
Como comentamos, as emoções podem afetar a nossa saúde. Para que se tenha uma ideia de seu impacto, os sentimentos são capazes tanto de curar quanto de prejudicar fortemente nossa saúde.
Quer um exemplo? Emoções positivas nos dão a força para que sobrevivamos a todos os desafios, enquanto sentimentos negativos provocam doenças que afetam todo o nosso corpo.
Por exemplo, sentimentos como rancor, raiva ou mesmo ódio podem desencadear problemas cardiovasculares, doenças autoimunes, câncer, doenças infecciosas, dentre outras.
Mas os sentimentos não causam apenas doenças. Eles desencadeiam reações físicas, como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular e, internamente, uma chuva de endorfina e cortisol no organismo.
Agora, e quando os problemas de saúde não decorrem das emoções? Sabia que eles podem influenciar suas emoções? Isso porque estar doente provoca uma chuva de sentimentos, surgindo em diferentes fases da doença, desde as mais iniciais até as mais agressivas, como uma resposta do corpo aos sintomas, diagnóstico da doença e seu tratamento.
O que isso quer dizer? Que muitas vezes uma doença evolui independentemente do sentimento daquela pessoa, mas precisamos ter em mente que nosso estado emocional tem forte influência sobre o adoecer.
Então, é muito importante ter uma atitude positiva, para evitar que os sentimentos prejudiquem seu estado de saúde. Além disso, existem outras técnicas que ajudam a evitar que emoções negativas causem danos.
Dicas para manter uma boa saúde emocional
Ser honesto com seus sentimentos é um primeiro passo para garantir uma boa saúde emocional. Tenha autocompaixão e mantenha uma perspectiva realista de que é inevitável sentir emoções e sentimentos, e que, ao contrário do que possa parecer, eles são muito úteis para nossa evolução.
Ter a consciência sobre suas emoções e reações também é outro ponto que precisa ser trabalhado. É preciso entender o que mexe com seus sentimentos e como compreender essas sensações, para que elas não impactem negativamente sua vida.
Está passando por algum problema? Converse com seus amigos ou familiares. Compartilhar sentimentos é ótimo para lidar com os impactos das emoções em sua vida, se puder faça terapia isso ajuda muito no autoconhecimento e resolução de conflitos internos.
Procure pensar muito bem antes de agir, para que não se atrapalhe. Técnicas de respiração ajudam e contribuem e ajudar a relaxar. E não se esqueça de gerenciar o estresse. Esse sentimento pode ser extremamente prejudicial.
Cuide da sua saúde, o estresse pode ser um inimigo feroz , em excesso pode causar danos perigosos para a saúde, se tiver em excesso busque recorrer a um endócrino pode ser que o nível de cortisol elevado causando ansiedade e estresse. Cuide-se!