Criadamente

Em busca da mente

Satisfação pessoal

A satisfação pessoal faz parte das coisas que as pessoas costumam buscar desde pequenas. A questão é que, quando somos crianças, a satisfação pessoal pode se esconder em coisas básicas, como um novo brinquedo ou fazer uma viagem.

Porém, com a chegada da vida adulta, obter a satisfação pessoal já se torna um processo bem mais complexo.

Inclusive, os ganhos materiais nem mesmo estão associados à verdadeira satisfação pessoal e é isso que torna tão difícil de alcançá-la.

A seguir, algumas dicas para quem deseja se sentir uma pessoa plenamente satisfeita.

Respeitar a sua individualidade

O sinônimo da satisfação pessoal é estar insatisfeito consigo mesmo e uma das coisas que causam isso é não respeitar a sua individualidade.

Muitas pessoas tentam viver uma vida que não condiz com os seus valores e, pior que isso, elas deixam os seus sonhos abandonados.

É claro que, às vezes, torna-se necessário aguardar um pouco a realização de determinados projetos, mas esquecê-los totalmente é uma forma veloz de reduzir a sua satisfação pessoal.

Então, é fundamental se conhecer e, mais do que isso, é necessário sempre cuidar bem dos seus sentimentos, dos seus objetivos e dos seus sonhos.

Permanecer aprendendo

Muitas pessoas que se dizem insatisfeitas consigo mesmas apontam como uma das razões o fato de se sentirem estagnadas.

No entanto, nem todas sabem que uma das coisas que faz com que haja uma estagnação aconteça é parar de aprender: é fundamental que algum nível de aprendizado sempre esteja em andamento.

Por exemplo: vale a pena sempre aprender mais sobre a própria profissão, sobre um novo idioma, aprimorar técnicas de um hobby, etc.

Valorizar a presença das pessoas queridas

Mesmo que o dia a dia seja repleto de compromissos, estar próximo às pessoas queridas é uma grande forma de sentir satisfação pessoal.

Afinal, a família e os amigos são parte do que faz as pessoas se sentirem satisfeitas.

Por causa disso, quem procura satisfação pessoal precisa ter um tempo especialmente separado para a sua família e os seus amigos, considerando que a companhia deles tem o poder de fazer com que a pessoa se sinta fortalecida, relaxada e acolhida.

Não importa quantos sejam os compromissos ou quais sejam as dificuldades do cotidiano: escolher um momento para dar atenção às pessoas queridas é uma forma certeira de desenvolver a satisfação pessoal.

Dedicar-se à sua espiritualidade

É primordial que a nossa energia interna esteja equilibrada e uma das formas de fazer isso é dando atenção à sua própria espiritualidade.

A maneira de fazer isso varia: em cada religião, as pessoas têm seus próprios meios para se conectar com o que creem e até com seu interior.

Por exemplo: para os cristãos, é a oração; para os budistas, é a meditação.

Todavia, quem é ateu pode usar essa dica para se lembrar de conhecer-se mais, de entender mais os seus próprios anseios, os seus próprios sentimentos, etc.

Muitas pessoas conseguem alcançar esse estado lidando com a natureza, possuindo hortas, assistindo ao amanhecer e coisas assim.

Deixe um comentário