Muitas vezes, quando começamos um relacionamento estamos tão encantados com a outra pessoa que simplesmente não somos capazes de reconhecer o quanto aquela relação nos faz mal.
Isso é comum principalmente quando somos muito jovens, e ainda não aprendemos a conhecer muito bem as pessoas. Mas isso não significa que os adultos não enfrentem esse tipo de realidade. Inconscientemente levamos muitas coisas á vida sem percebermos.
As relações abusivas e tóxicas, infelizmente, podem acontecer a todo momento de nossas vidas. Por isso, é muito importante saber identificar quando se está vivenciando esse tipo de relacionamento, para sair dele e preservar sua saúde mental.
Confira abaixo as dicas que preparamos para que você saiba como se proteger de um relacionamento tóxico e abusivo.
Como saber se estou em um relacionamento abusivo e tóxico
Conforme comentamos há pouco, as relações abusivas e tóxicas costumam ter algumas características que, se observado atentamente permite que se identifique os sinais e fuja dessa ameaça.
Parceiro que não assume responsabilidades
Em uma relação tóxica ou abusiva, é comum que o outro não assuma suas responsabilidades. Por exemplo, nesse tipo de situação, quando o abusivo ou tóxico é cobrado, ele não vai avaliar a crítica e tentar encontrar uma solução, ao contrário. Essa pessoa vai culpar o outro por algo que é de sua única responsabilidade.
Você deixa de se cuidar
Quando você está em uma relação abusiva ou tóxica o efeito dessa relação é tão intenso que acaba afetando o cuidado consigo mesmo. Isso quer dizer que a outra pessoa suga tudo que é seu, e acaba ocupando todo o seu tempo.
Vocês brigam, e o outro não fala mais com você
Em um relacionamento tóxico ou abusivo é comum que, as brigas aconteçam, o outro simplesmente vire as costas e não queira conversar sobre aquilo que tanto incomoda você.
Esse comportamento, aliás, é um dos grandes sinais vermelhos, já que indica um parceiro intransigente, que se preocupa muito mais com seu bem-estar do que do outro.
Seu relacionamento te deixa exausto
Você tem a sensação de que estar nessa relação te deixa tão cansado que suas energias simplesmente são drenadas? Então é o momento de repensar se vale a pena continuar.
Isso porque uma relação tóxica ou abusiva pode ser tão exaustiva física e mentalmente acaba com a saúde de qualquer um.
Você ouve críticas “construtivas” o tempo todo
Quando você vive um relacionamento é natural que deseje que o outro amadureça. Muitas vezes vocês podem ter conversas sobre isso. Agora ouvir o tempo todo críticas ditas “construtivas” não é saudável, ao contrário.
Quem se controla dessa forma exibe um claro comportamento manipulador, muito comum em relações tóxicas. Seu único objetivo é manipular aquela pessoa, e não ajudá-la a ser alguém melhor. Relações tóxicas levam as torturas psicológicas até agressão física, é importante estar atenta para não deixar seguir para este caminho, tomar decisões é importante para seguir uma vida saudável.
Entenda aqui se você esta vivendo uma dependência amorosa.
As datas importantes sempre são esquecidas
Esquecer alguma data não é um crime. Muitas vezes, quando estamos atolados de trabalho ou com problemas isso costuma passar batido. Agora se isso é constante, e acontece sempre em momentos em que o outro precisa de apoio, é necessário ficar atento.
Isso porque seu parceiro está indicando que seus interesses não são tão importantes quanto as necessidades e desejos dele.
Uma relação saudável é construída de cumplicidade, respeito pelo outro e sobretudo interesses incomuns.