Viver um relacionamento deveria ser algo que faz muito bem ao outro. Que traz alegria, sorrisos, uma vontade enorme de compartilhar mais tempo com aquela pessoa.
Mas, infelizmente, algumas relações despertam apenas o pior de nós mesmos. E esses sentimentos muitas vezes são causados pelo companheiro que deveria nos estimular a ser a nossa melhor versão.
Isso acontece pois, às vezes até mesmo sem saber, estamos vivendo um relacionamento narcisista, onde ao invés de amor tudo o que vivenciamos é angústia e dor. Não é fácil identificar um narcisista quando estamos vivendo a paixão.
Agora, você saberia dizer o que é um relacionamento narcisista ou como saber se está vivendo um? Para lhe ajudar a sair destas armadilhas, preparamos esse texto. Confira.
O que é um relacionamento narcisista?
Você certamente já ouviu falar das pessoas narcisistas, correto? Aquela que acredita ser superior aos demais, ser mais inteligente, mais bonita, indispensável e insuperável, não é mesmo?
Certamente, afinal é difícil esquecer alguém que precisa estar sempre no centro de todas as discussões e de atenções. Tudo que essa pessoa fala é grandioso, mas sempre reforçando sua capacidade de tomar o protagonismo em tudo o que faz, mesmo que para isso precise passar por cima de qualquer um. O narcisista sempre se colocara na condição de que ele é o melhor, e que sem ele a sua vida não terá o menor sentido.
O narcisista só pensa nele, e todo esforço que faz é exclusivamente para seu benefício próprio, nunca nada é para você, nem mesmo vê-la. Quando ele vai atrás é porque precisa ser nutrindo pelo sentimento que você oferece para ele, na cabeça do narcisista somente ele pode te fazer sentir feliz, sentimento exclusivo que ele te proporciona, ele quer ser recompensado por isso sempre.
Nos relacionamentos, as pessoas narcisistas tendem a magoar muito seu parceiro. Isso porque, fazem de tudo para reforçar sua grandiosidade, o quanto são maravilhosos e incríveis e, para isso, sempre se relacionam com pessoas que tenham baixa autoestima. O narcisista tem radar direcionado, ele sabe escolher bem quem vai ser a sua vítima.
O narcisismo é uma patologia e não tem cura, então se você acredita que pode fazer algo por um narcisista ledo engano. Eles não tem empatia pelo outro, essa área do cérebro que deveria ter sido desenvolvida lá na infância e não foi. Dificilmente um narcisista irá buscar por ajuda, para ele quem precisa de ajuda é outro e não ele.
Esse desequilíbrio é importante para que o narcisista se manter sempre como protagonista, enquanto o outro, seu parceiro, é deixado de lado, sendo desvalorizado com muita frequência.
E isso é feito de muitas maneiras, sendo a mais frequente as fantasias que só existem para aquela pessoa. É comum, nestes casos, a distorção dos fatos, deixando sempre seu parceiro como submisso e garantindo que o narcisista esteja sempre bem ‘’suprido e alimentado’’, o que o faz sentir no topo, valorizado e apreciado. Com isso, o saldo final desse relacionamento é de muito sofrimento.
Quais os prejuízos de viver um relacionamento narcisista?
Com tudo o que dissemos antes, fica muito claro que viver um relacionamento narcisista é muito prejudicial, e por vários motivos. Por exemplo, quem está em uma relação desta enfrenta vários prejuízos em sua autoestima e seu bem-estar emocional. Isso porque o narcisista, em sua ânsia de ser sempre o centro das atenções, faz com que seu parceiro se sinta sempre sozinho.
Além da solidão, esse tipo de relação costuma gerar outros sentimentos, como de fracasso, de crenças erradas sobre seus valores ou, ainda, de que é alguém pouco interessante ou, ainda, insuficiente para a pessoa com quem está se relacionando. Esse tipo de relação tem muito prejuízo, envolve mentiras, desonestidade e muita dor.
Todos esses sentimentos geram, além da queda na autoestima, o aumento do isolamento social, autodepreciação, sensação de que, apesar do sofrimento é incapaz de acabar com essa relação tão prejudicial. Algumas pessoas saem tão machucadas desse tipo de relacionamento que acabam até mesmo tendo agravamentos perigosos em casos de depressão.
Se você acredita estar vivendo uma relação assim, e e se sente presa sem saber o que fazer a primeira coisa é buscar por ajuda de um profissional terapeuta que possa te ajudar achar um caminho.
Perfeito , descrição perfeita de tudo o que vivi, demorei p identificar que o problema não era comigo, mas depois que a gente descobre , e entende , tudo faz sentido e a gente sente a necessidade de se afastar , por mais qie doa , e o melhor a fazer por nós