Criadamente

Em busca da mente

Relacionamento aberto

Quando se fala em relações, o relacionamento aberto é um dos temas que costuma ser encarado como tabu na sociedade, afinal de contas é algo que muitas pessoas sequer cogitam aceitar, quanto menos fazer parte de algo assim.

Isso motivada em boa parte pela dinâmica do relacionamento. Afinal de contas, em um relacionamento aberto, sabe-se que os parceiros têm a liberdade para se relacionarem com outras pessoas que não seu namorado (a) “oficial”.

Agora, o que muitas destas pessoas não sabem é que existem regras em um relacionamento aberto e que seguir algumas delas pode dizer se essa relação vai funcionar ou não. Quer ver?

Entender o que é uma relação aberta

Por exemplo, o primeiro passo para entender um relacionamento aberto, é justamente, compreender o que é essa relação. É fundamental ter consciência sobre isso, para viver o relacionamento aberto é necessário entender que o amor é liberdade. Pessoas com esse tipo de mentalidade tendem a serem mais abertas e menos introspectivas.

Quem vive esse tipo de relação não acredita em um amor que amarra as pessoas, ou, as prende em algo que não tenham vontade. Por isso a filosofia do amor livre, que esses casais adeptos do relacionamento aberto tanto defendem. Click aqui e entenda mais sobre esse assunto.

Agora, se você sente insegurança e quiser ter certeza que esse é o tipo de relação é para você, sente, converse e esclareça tudo com seu parceiro(a) assim, poderá aproveitar melhor a relação.

Casal sensato

Viver em um relacionamento aberto é algo que pode ser emocionalmente ou muito difícil para muitos. Existem muitas pessoas que topam viver esse tipo de relação apenas para agradar o outro, o que traz um enorme sofrimento. Por isso, para ser saudável é necessário que o casal seja “bem resolvido”. Insegurança não condiz com esse tipo de relacionamento.

As pessoas mormente são seguras de si quando entram em um relacionamento assim, sabem o que querem da vida, são confiantes e possuem um grau elevado de autoconhecimento, ou não, muitas pessoas estão em busca de se encontrarem saem por se aventurarem na vida em busca de algo que complete o seu mundo interior, mas isso dificilmente irá acontecer.

O que isso quer dizer? Que é necessário ter muita maturidade emocional para aceitar esse estilo de vida e viver bem com ela. Nenhum relacionamento deverá trazer sofrimento, se isso acontecer o ideal é buscar ajuda profissional, terapia.

Isso pode ser um indício de que algo mais profundo existe e deve ser resolvido, ou seja, se seu relacionamento já não está bem e você acha que abrindo a relação poderá salvar o namoro ou casamento, esqueça, pois isso pode acelerar o fim do relacionamento ao invés de reatar a chama.

Existem casais que buscam esse tipo de relação anos após o relacionamento para dar aquela ”apimentada”. Muitos estudos de psicologia apontam que isso raramente dá certo. As pessoas se enganam para não acabarem com que já não existe mais.

Relacionamento

Outro ponto importante a se entender antes de iniciar um relacionamento aberto é saber que esse tipo de relação tem regras, embora algumas pessoas possam acreditar que ele é “bagunçado”.

Isso significa que normalmente antes delas saírem por aí abrindo a relação para que outras pessoas participarem elas deixam muito claro os limites a serem respeitados com o seu parceiro (a) na relação aberta.

Como em qualquer relação é necessário esclarecer o que ambas não querem que aconteça, para que ninguém saia machucado depois. Esse é um nível de maturidade verbal importante para ambos.

Nível de envolvimento

Muitos casais deixam claro qual será o nível de envolvimento que poderão ter com outras pessoas, o que acaba sendo muito importante, para evitar mágoas maiores ou até mesmo crises na relação.

Ou seja, se envolver com outras pessoas fora do relacionamento, definindo, por exemplo, se a relação será apenas sexual ou haverá espaço para emoções, é uma característica desse tipo de relação. Viajar juntos, ou até mesmo envolver-se efetivamente com essa pessoa, o tal ficar de vez em quando com a mesma pessoa.

Sempre haverá possibilidades de que um dos dois se apaixonem. Por isso, manter tudo claro, “preto no branco” permite que as pessoas com esse padrão de mentalidade lide melhor com relações deste tipo.

Ciente de tudo isso, elas aproveitam melhor uma relação aberta sem sofrimento.

1 comentário em “Relacionamento aberto”

Deixe um comentário