Criadamente

Em busca da mente

Psicologia nos investimentos

Desde que os investimentos financeiros se tornaram algo bem mais simples de serem feitos, as pessoas começaram a aplicar o seu dinheiro sozinho ou usando corretoras.

É comum que elas procurem os seus bancos para fazer algum investimento ou que até façam a opção por manusear as plataformas de trader, onde conseguem comprar e vender ações por conta própria.

Entretanto, são muitos os investidores que acabam tendo perdas grandes e não se trata apenas de flutuações de mercado, mas também da influência do próprio psicológico. Há quem não saiba, mas a Psicológico é fundamental para ajudar os investidores na tomada de decisão ao gerenciamento de risco.

Como o Psicológico vai favorecer nos investimentos

É claro que o fato de ter conhecimentos e um bom Psicológico influenciam no sucesso do investidor, o que não significa que os ganhos serão sempre garantidos, essa dinâmica depende de muitas outras coisas, tanto do mercado explicito e implícito, são muitos os fatores. No entanto, ter clareza, autoconhecimento e disciplina, e o que faz os investidores terem melhores resultados.

Entenda a seguir qual é a ajuda que os investidores podem ter ao contar com a Psicologia nos investimentos.

Auxílio para tomar decisões

Muita gente tem uma dificuldade severa para tomar decisões, aguardando a atitude dos demais para agir. Há casos em que a pessoa sabe que aquela decisão é boa, mas fica paralisada porque não quer tomá-la de modo exclusivo.

Nos investimentos, é lógico que a demora que vem dessa insegurança pode causar diversas perdas.

Por exemplo: se uma pessoa sabe que o investimento X tem muita chance de ser bem-sucedido, mas não consegue agir porque não há outros investidores fazendo o mesmo, ela pode acabar tendo prejuízo.

Com a Psicologia do autoconhecimento, fica mais simples ter a autoconfiança, o necessário para ser o primeiro a agir.

Controle dos impulsos

Infelizmente, há muitos casos de gente que tinha uma quantidade enorme de lucro, mas que acabou cedendo à ideia de “investir” e, no final teve só perda.

Muitas vezes, falta condições para resistir aos impulsos e isso acontece em vários momentos da vida, sendo a Psicologia do autoconhecimento uma forma de caminhar em parcimônia. 

Por isso, as pessoas que têm autoconhecimento têm menos probabilidade de acabar investindo apenas por um impulso, apenas pela emoção. Afinal, quem não faz investimentos puramente pensando no retorno que conseguirá e se é a hora adequada, tem bastante perda financeira.

Lidar com os investimentos frustrados

Todas as pessoas que se dedicam aos investimentos correm risco, em algum momento podem perder dinheiro. A ideia de comprar e vender ações pode deixar a pessoa bastante frustrado, a ideia é ganhar o máximo possível e perder o mínimo, ou melhor não perder.

Dessa forma, é muito importante investir no autoconhecimento porque assim faz com que haja menos desgaste psicológico, quando se tem um dos inevitáveis prejuízos. Você estará mais preparado para lidar com o assunto.

Por essas razões, o auxílio da Psicologia nos investimentos é indispensável para que se façam investimentos de maneira mais saudável, com muito mais preparo e com mais condições de avaliar 100% quando é a hora de comprar ou vender.

1 comentário em “Psicologia nos investimentos”

Deixe um comentário