A prosperidade é algo que todo mundo deseja aos demais e a si mesmo no Ano Novo: todos querem um ano próspero, uma vida próspera, mas a maioria não sabe bem o que isso significa.
Há um consenso de que a prosperidade tem a ver com os ganhos materiais: realmente, essa é uma das definições.
Contudo, não é apenas disso que se trata ser próspero: na verdade, quem alcança o estado de prosperidade acaba tendo sucesso em outros pontos da vida.
Pode-se ter uma família próspera, um trabalho próspero, estudos prósperos, etc.
A prosperidade está relacionada a algo dar certo, a algo caminhar, a sonhos se realizarem.
Removendo a crença de que ela está ligada apenas ao dinheiro, descubra mais sobre como ter uma vida próspera.
1 – Dar valor às coisas de agora
Infelizmente, há quem sinta que não poderá ser feliz enquanto não tiver o que ainda não tem e isso atrasa muito a prosperidade.
Saber reconhecer as coisas que se tem agora como importantes é indispensável. Isso significa dar valor à sua moradia, por exemplo, mesmo que ela não seja ampla e impecável como se sonha.
Se ainda falta um relacionamento amoroso, reconhecer e dar valor aos demais relacionamentos da vida também é outra forma de prosperidade. Ser grato as pessoas que te ajuda de alguma maneira. A gratidão é uma grande virtude do ser humano.
2 – Seja adepto da caridade
Assim como o erro referente à definição de prosperidade, muitas pessoas também erram quando tentam entender o que é caridade.
Isso porque ser caridoso não significa necessariamente doar coisas ou dinheiro: doar uma boa palavra, doar companhia, doar atenção, tudo isso é fazer caridade. Isso é ser prospero de virtude!
Quando o indivíduo se envolve com a caridade, ele passa a notar que a sua vida, na maioria das vezes, é sim próspera, pois não há dificuldades tão desafiadoras do que aquelas vistas de fora.
3 – Trabalhe a sua espiritualidade
Ser próspero não se relaciona somente ao que você tem de material, mas à sua trajetória como ser humano também.
Por isso, pensar sempre na evolução como indivíduo é um dos seus principais passos e a espiritualidade tende a ser um grande degrau.
Não importa a maneira como as pessoas desenvolvem a sua espiritualidade e nem em que elas acreditam: pode ser no universo, pode ser em Buda, pode ser na natureza, pode ser em Deus, etc.
O que importa verdadeiramente é que se tenha como um dos alvos a prosperidade espiritual, ou seja, o avanço como indivíduo.
4 – Mantenha os seus sonhos em foco
Muitas pessoas são mais prósperas porque conseguiram realizar um sonho do que por terem muito dinheiro.
É indispensável selecionar o seu grande sonho e colocá-lo SEMPRE à vista; fazer deles objetivos de vida, dessa maneira, você vai se lembrar dele diariamente e, quando o realizar, terá a sensação de prosperidade.
No entanto, é claro que não é preciso realizar apenas UM sonho: o natural da vida é que as pessoas sempre renovem os seus sonhos, criando outros à medida que aquele principal foi alcançado.
Essa não é somente uma forma de se sentir próspero, mas também de motivar-se e seguir a vida com prosperidade.