Criadamente

Em busca da mente

O que esperar do mundo depois da pandemia

A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou o mundo de uma forma triste. A sociedade e as próprias pessoas mudaram. O mundo não será o mesmo por um bom tempo.

Mas, será mesmo? Quais mudanças nos esperam depois desses quase dois anos de pandemia? Para dizer o que podemos aguardar quando tudo retornar ao “normal”, preparamos o texto abaixo. Confira.

Novas crenças e valores

Que a pandemia mudou tudo o que conhecemos, isso não só é verdade como é um dos clichês mais repetidos dos últimos tempos. Agora, você sabia que as mudanças foram tão intensas que vão impactar inclusive nosso comportamento, nossas crenças e nossos valores?

Isso acontece porque, com a pandemia, muitos de nós teve de deixar seu individualismo de lado e trabalhar em conjunto, para alcançar o bem comum. Esse esforço muda a forma como enxergamos tudo, incluindo nós mesmos. Deixamos de pensar apenas em nós mesmos para valorizar o bem-estar do todo, do grupo.

Fim do desperdício

Até o surgimento da pandemia, era comum que muitas pessoas pensassem em acumular. O culto ao muito, o exagero era uma tendência bastante comum. Mas, desde que o coronavírus chegou e se tornou uma pandemia, varrendo o mundo, nossos hábitos de consumo foram repaginados.

Deixamos de nos importar com o muito e passamos a valorizar apenas o necessário. Essa tendência é reflexo da economia, que foi duramente afetada pelo vírus? Sim, mas não só isso.

Passamos a valorizar cada coisa que consumimos, não apenas por seu valor financeiro, como também emocional. Essa mudança de valores impactou também as empresas, que agora estão revendo seus modelos de negócios. As vendas a todo custo está sendo repensadas, para valorizar o consumidor, enxergar sua importância.

Mudança no comércio

Com o aparecimento da pandemia, fomos praticamente condicionados a evitar aglomerações e a preferir espaços mais abertos em todos os momentos de nosso dia. Isso inclui também as compras.

Por isso, com o fim da pandemia, veremos uma mudança intensa na configuração das lojas do comércio. Para que possam receber os clientes, estes locais deverão passar por uma intensa revitalização.

A preocupação com a higiene fará parte de nossa rotina, por isso o álcool em gel deverá ser uma figura quase que onipresente nos espaços públicos. A busca por negócios online é uma tendência forte nos próximos anos. Os investimentos em bolsa em criptomoedas acontece pelas incertezas dos negócios físicos,  o que gerou uma grande instabilidade durante a pandemia.

Mudança no modelo de negócios dos restaurantes

A pandemia afetou duramente o setor de bares e restaurantes. Muitos deles não aguentaram o “abre e fecha” e fecharam definitivamente as portas. Então, o que será deles quando tudo acabar?

Bem, quando finalmente nos livrarmos do fantasma do coronavírus, é possível que os restaurantes não sejam mais como estávamos acostumados. Com a popularização do delivery, muitos devem embarcar nesse modelo de negócio. Espaços onde os cozinheiros preparam as refeições, que são entregues na casa dos clientes. Uma enorme mudança de paradigmas, para uma sociedade que estará se transformando. Depois da pandemia as pessoas passarão a se encontrar mais e a viajar com mais intensidade. Por outro lado, o que veremos muito são consultórios cheios em decorrência da pandemia.

Transtornos emocionais

O isolamento, o medo do contágio do COVID-19 e perdas familiares, até mesmo de amigos e conhecidos, causou um desespero quanto ao futuro das pessoas, o que pode ter motivado o desenvolvimento de transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade.

Deixe um comentário