“Estou em pânico. Sou adolescente e estou grávida… não sei o que fazer e ainda nem contei para o meu namorado”. Se você se identificou ou apenas quer se informar mais sobre o assunto, saiba agora como lidar com a gravidez na adolescência e se tranquilizar!
Gravidez na adolescência: o que fazer
Bem, a primeira coisa que você deve fazer é: reserve um tempo para absorver a notícia. Neste momento, você está em choque com a descoberta e, por isso, está achando complicado a ideia de que engravidou, o que é uma reação normal nessa situação.
Mas olha só: tudo bem se sentir assustada, ansiosa, com medo. Talvez você esteja com o coração acelerado, dores no peito e um nó no estômago, mas saiba que tudo isso faz parte de como seu corpo está lidando com isso.
Talvez leve alguns dias ou semanas até que você consiga superar o baque da gravidez na adolescência, por isso tente não tomar nenhuma decisão por enquanto. Não é fácil pensar de forma clara agora que você está processando as informações, e é melhor não fazer nada do que você poderá se arrepender depois.
Considere os dias que estão por vir como um tempo de refletir e não se pressione em busca de respostas e, quando estiver pronta, levante a cabeça e procure o apoio daqueles que você sabe que te amam. Compartilhar tudo o que você está sentindo vai aliviar o peso desse fardo e ajudá-la a pensar de maneira clara.
Devo procurar por um médico? Falo com meus pais?
É importante procurar um médico sim, principalmente se você fez apenas o teste de gravidez da farmácia, mas caso isso lhe assuste, a princípio, você pode ter ajuda de pessoas em sua escola como um professor ou outro alguém de confiança. Ele(a) poderá ajudar você nessa questão e indicar um médico para que você possa consultar e cuidar dessa gravidez na adolescência, tanto de você quanto do bebê que está por vir.
O medo de compartilhar uma notícia dessa com os pais é algo comum, mas normalmente eles serão um grande apoio. Uma dica é que você ensaie como irá dizer isso a eles e conte para cada um de forma individual, preferencialmente quem você acha ser mais compreensivo.
Dicas essenciais
Você está grávida e agora é uma nova fase em sua vida, a qual precisa de cuidados, portanto é importante cuidar da alimentação, então consuma alimentos ricos em ácido fólico. Esse nutriente é fundamental para o bom desenvolvimento da medula e do cérebro da criança.
Bem, caso você seja fumante, é hora de parar, de modo a não se comprometer bem como ao bebê, que pode nascer prematuramente ou com problemas respiratórios, entre outros.
Depois de compartilhar a notícia e começar a entender o lado prático das coisas, seu corpo e seu cérebro se acalmarão e a gravidez na adolescência não será mais um bicho de sete cabeças. Você será (e já é) capaz de reunir suas forças e seguir adiante! Os desafios de ser mãe e como lidar com eles!