Criadamente

Em busca da mente

Falta de interesse sexual

A falta de interesse sexual é uma condição que pode surgir em mulheres e em homens, tendo uma série de motivos para ocorrer.

Normalmente, essa decadência da libido é associada ao passar dos anos, mas é importante que até as pessoas mais jovens tenham atenção ao que pode causar a perda de desejo.

Isso porque os médicos recebem cada vez mais pacientes relatando que não têm vontade de fazer sexo, valendo lembrar que existem pessoas que são consideradas assexuadas, ou seja, elas não sentem falta de sexo.

Já para quem sofre com a baixa libido, seguem algumas possíveis razões para a situação seja acolhida com carinho por si mesmo.
 

1 – Mudança hormonal

Esse fator é um dos que mais causam a falta de interesse sexual e, para homens e mulheres, essas mudanças passam a ocorrer mais frequentemente depois dos 40 anos.
 
A libido tem forte associação à produção hormonal e, quando o organismo baixa essa produção, o reflexo é percebido no desejo sexual.

Felizmente, um ginecologista, endocrinologista pode orientar as mulheres e os homens sobre eventuais reposições a fim de normalizar as taxas hormonais e a libido voltar caso seja necessário.

2 – Cansaço

Nem todas as pessoas usam o cansaço somente como uma desculpa: há aquelas que realmente perdem a vontade de fazer sexo porque estão exaustas e isso nem sempre se refere à parte física.

Afinal o cansaço mental também causa a redução da libido e se torna mais frequente quando a pessoa tem diversas responsabilidades. A libido nesse caso como explica a psicanálise, ou seja, essa energia vital pode estar canalizada para o trabalho, onde a pessoa perde em determinando momento da vida esse desejo sexual, o que não é um problema.

É claro que programar o dia para ter um período melhor de descanso também vai impactar positivamente a libido. Pensar positivamante no que te faz bem. Olhar para dentro de si com sinceridade e respeito.
 

3 – Traumas

Infelizmente, homens e mulheres podem contrair traumas referentes à vida sexual e, com isso, o seu desejo acaba afetado.

Os traumas em questão podem estar associados tanto ao momento do sexo em si quanto ao relacionamento: pode ter sido uma relação abusiva, por exemplo.

Há ainda os casos em que as pessoas sofrem violência sexual e isso prejudica enormemente o interesse pelas relações íntimas.

Em todas essas situações, a colaboração de uma terapeuta é a melhor maneira de essa pessoa aprender a passar por cima desses traumas e voltar a ter interesse sexual.

4 – Uso de determinados remédios

Há muitos medicamentos que trazem como efeito colateral a redução do desejo sexual, como os antidepressivos.

Pessoas que precisam de tratamento psiquiátrico, em grande parte das vezes, acabam com uma diminuição da libido e isso faz com que os momentos de intimidade sejam um pouco mais difíceis.

A solução indicada é buscar novamente o psiquiatra, contar do efeito colateral para que ele possa fazer um ajuste na dosagem, indicar alguma solução para driblar a falta de interesse sexual ou, em alguns casos, até trocar o remédio.

5 – Conflitos entre os parceiros

Pode gerar falta de interesse sexual, até mesmo sofrimento psicológico. Muitos casais confundem paixão com amor o que acaba muitas vezes trazendo conflito dentro da relação.

Quando no amor um dos parceiros começa a sentir falta dessa paixão avassaladora pode começar a existir algum tipo de conflito. É nesse momento que os parceiros começam a refletir sobre a vida que tinha antes, quando faziam mais sexo eram mais apaixonados, sentiam mais emoção na relação até mesmo na vida. A paixão é sempre muito provocadora. Entenda mais aqui neste link a seguir.  Amor e paixão

Geralmente, as pessoas em um relacionamento estável associam o seu interesse sexual, a outros campos da vida, como o companheirismo e confiança.

Deixe um comentário