Apesar de a autoestima não se limitar à parte externa, é claro que a estética tem seu papel. Afinal, é bem difícil, para muitos, conseguir amar a si mesmo quando não gostam da sua forma ou da sua aparência.
É por isso que os cuidados estéticos se tornaram tão necessários: quando se cuida do corpo, tem-se uma beleza mais natural, mais saúde e favorece-se a autoestima.
Cabe dizer que nem é preciso muito gasto para isso: é possível ter cuidados com o corpo bem mais baratos e, ainda assim, conquistar uma estética que agrade a si mesmo.
1 – Alimentação
O primeiro cuidado estético, e que também é um cuidado de saúde, é com a alimentação. Pessoas que deixam a sua alimentação mais balanceada colhem resultados impressionantes na sua aparência: tanto seu corpo quanto seu rosto, unhas e cabelo ficam muito mais nutridos e mais bonitos.
Diferente do que se pensa, a alimentação saudável não significa nunca comer uma besteira; porém, significa que essas besteiras não serão uma rotina.
Além de a alimentação adequada trazer resultados no cuidado com o corpo, o seu principal benefício é que ela aumenta a saúde como um todo.
2 – Hidratação adequada
Homens e mulheres acabam confiando que terão resultados só com os procedimentos estéticos, eles são complemento quando cooperado para a hidratação adequada, teriam uma pele muito mais saudável.
Dessa forma, todos os que querem ter cuidado com o próprio corpo precisam hidrata-lo todos os dias usando um produto que seja especialmente formulado para o seu tipo de pele.
Normalmente, a recomendação é que se use o hidratante nos primeiros minutos após o banho. No caso do rosto, é importante que ele venha antes da maquiagem.
Essa hidratação também vale para os cabelos: eles fazem parte do corpo e, por isso, também compõem a estética.
3 – Exercícios
Não há como ter cuidado com o corpo sem realizar exercícios físicos porque eles afetam beneficamente a saúde e a aparência.
É claro que ninguém precisa virar um atleta: realizar caminhadas duas vezes na semana, fazer natação ou praticar uma dança, por exemplo, já conta para melhorar o corpo e a saúde.
Contudo, essas não podem ser práticas esporádicas e sim regulares.
4 – Diminuir o estresse
Quem acredita que o estresse causa problemas internos apenas, como facilidade para ter um infarto ou se tornar hipertenso, está errado.
Os altos níveis de estresse afetam o peso, a pele e impedem um bom resultado estético.
Sendo assim, recomendo uma mudança no estilo de vida, as técnicas de relaxamento são essenciais. Portanto o auxílio de uma esteticista pode contribuir muito a reduzir o estresse do dia a dia, e também ajudá-la no bem-estar físico e mental, elevando a autoestima de um corpo mais bonito e saudável esteticamente. Consulte aqui uma esteticista que irá ajudá-la.
5 – Beber água
É assustadora a quantidade de pessoas que minimizam a necessidade de beber, aproximadamente, dois litros de água diariamente.
Contudo, os resultados para quem não bebe água na quantidade correta são bastante prejudiciais, como:
- Doenças renais
- Mudança na aparência da pele
- Retenção de toxinas
Por isso, o cuidado com a estética e com o corpo passa pela ingestão de água todos os dias, que pode até ser saborizada (mas sem açúcar) para facilitar seu consumo).