Criadamente

Em busca da mente

Ego e narcisismo

As redes sociais são formas de comunicação que chegou para ficar. Reflexo da era da internet, elas são ferramentas extremamente eficazes de comunicação entre as pessoas.

Em um olhar mais apurado para as redes sociais, podemos observar que elas podem aproximar desconhecidos e afastar conhecidos, exatamente pela forma com que nos mostramos nesse espaço.

Mas, além disso, as redes sociais são uma fonte riquíssima para o ego inflado e o narcisismo. Aliás, muitas pessoas têm esse traço de personalidade muito destacado quando passam a ser usuários ativos nas redes sociais.

Ego e narcisismo nas redes sociais

Quando pensamos em uma rede social como Facebook ou Instagram, por exemplo, o que vem à nossa mente? Atualizações constantes, certamente.

A cada minuto somos bombardeados com novos status, vídeos, fotos, opiniões, até informações que podem nos influenciar e até mesmo alterar a nossa personalidade quando estamos com um ego frágil, sobretudo quando se trata de um narcisista.

Para o narcisista, aliás, a grande atração de redes social é, justamente, poder exibir sua vida para milhares de pessoas. Compartilhar cada mudança, por menor que seja, alimentar o ego que por sinal é muito inflado, fazendo com que ele se sinta bem.

O narcisista vibra por saber que tem admiradores online, que acompanham sua evolução como se estivesse assistindo a uma final de campeonato com seu time do coração.

Para atender a esse público, o narcisista se esmera em divulgar cada detalhe de seu dia a dia, dando a essa informação um tratamento quase que de cinema, imagens conta e muito. Tudo é pensado para agradar aos seguidores. Nada, ou muito pouco, é natural, o que as vezes é bem perceptível.

Os seguidores alimentam o ego do narcisista sem perceberem, dando a atenção que ele deseja, com curtidas e comentários a cada detalhe postado e até mesmo respondendo a enquetes que vão beneficiar apenas aquele que está mostrando sua vida nas redes.

O Impacto do ego e narcisismo nas redes sociais

Quando pensamos no ego e narcisismo nas redes sociais, mentalizamos logo o exibicionismo de quem está expondo todos os momentos na internet, produzindo um conteúdo focado para esse público.

Mas, quando olhamos o que acontece com um pouco mais de atenção vemos o sofrimento que esse comportamento pode causar em quem consome esse material. O narcisista não vai enxergar nada disso, aliás o problema é sempre o outro ele é perfeito.

O ego não é um problema pelo contrário, se ele for suficiente plateia é o que menos conta.

Para os seguidores desse narcisista, alimentar seu ego traz sofrimento justamente porque é muito difícil, senão impossível, acompanhar o padrão de vida dessa pessoa.

Ter o mesmo porte físico, usar as roupas da moda, viajar para locais badalados, viver uma vida de cinema pode ser um convite aos olhos ou à imaginação, mas algo muito difícil, senão impossível de alcançar. Isso causa angústia.

Esse padrão traz enorme sofrimento ao seguidor, que não consegue ser como a pessoa, que pode estar sofrendo com baixo autoestima. O narcisista precisa se dedicar cada vez mais a manter aquele padrão que ele mesmo criou. Uma fantasia, um estilo de vida que precisa ser alimentado constantemente para poder suprir esse ego inflado.

Quando o narcisista percebe que está perdendo a atenção online tem um enorme sofrimento, obrigando-o a quase viver para isso.

Por isso, é muito importante usar as redes sociais de forma saudável, dando a elas a dimensão que tem: uma forma de relacionamento, mas que não deve ser o centro de sua vida.

Por mais que você não seja um narcisista alimentar o narciso de alguém com esse transtorno pode te deixar doente também.

Fica a reflexão

Deixe um comentário