É claro que estar perto da pessoa amada é uma coisa natural e não há nada que denote um problema emocional nisso.
Todavia, a dinâmica de alguns casais acaba mostrando a existência de algo danoso, tanto ao relacionamento quanto às pessoas envolvidas, e que se chama dependência amorosa.
Quando se tem dependência amorosa, nem a pessoa que a sente e nem o seu alvo consegue ser feliz na relação e isso faz com que esta se desgaste.
É claro, entretanto, que o dependente passa por muito mais sofrimento, em especial se esse relacionamento de fato chegar ao fim.
Como saber quando há dependência amorosa
Certos comportamentos mostram quando existe uma relação de dependência amorosa se desenrolando, tais como:
- Precisar constantemente de aprovação
Aquele que é dependente não consegue se sentir satisfeito com nada caso não tenha a aprovação do parceiro ou parceira.
Por exemplo: mesmo que ele tenha adorado determinada roupa que comprou, ele passa a detestá-la caso o outro também não tenha gostado.
Isso serve até mesmo para coisas ainda mais expressivas, como um trabalho ou uma viagem.
- Cuidado apenas com o outro
É natural que, em uma relação, tenha-se o desejo de que a outra pessoa esteja feliz. Porém, quando alguém não se importa tanto com a sua própria realização, vendo a felicidade do parceiro ou parceira SEMPRE como mais importante, isso é um indício de dependência amorosa.
É primordial que as realizações de ambos tenham o mesmo peso nos planejamentos.
- Necessidade constante da presença
Uma das maiores amostras da dependência amorosa é quando uma das partes do casal não se sente bem quando está sem a outra.
Isso é bem diferente de uma saúde comum: trata-se de uma espécie de incapacidade de sentir-se contente com qualquer outra coisa, como se a única coisa que realmente importasse fosse a presença do parceiro ou parceira.
Como sair da dependência
- Encontrar coisas para fazer sem o outro
Mesmo que a presença da pessoa amada seja algo maravilhoso, é indispensável saber ser feliz em outras ocasiões.
Uma tarde com a família, uma conversa com amigos ou mesmo um período sozinho para fazer um hobby ou assistir a um filme pode ser igualmente prazeroso.
- Dar atenção aos seus próprios projetos
Ainda que sendo um casal, cada uma das partes precisa ter seus projetos independentes. Isso pode ser estudar, conseguir uma promoção, etc.
Estar envolvido um pouco com os seus próprios planejamentos pessoais acaba quebrando a dependência amorosa.
- Cuidar da autoestima
Infelizmente, quem está no quadro de dependência amorosa acaba tendo a sensação de que apenas o outro tem beleza, tem atrativos, tem valor, etc.
Por isso, o dependente amoroso precisa se reconectar com a sua própria autoestima, descobrindo os seus pontos fortes, cuidando da sua aparência e fortalecendo a sua mente.
- Procurando terapia
A conversa frequente com um terapeuta ajuda a compreender de onde a dependência amorosa vem, o que torna mais fácil combatê-la.
A Psicoterapia é primordial as pessoas que têm diferentes graus de dependência amorosa, melhorando até os relacionamentos.
1 comentário em “Dependência amorosa”