Criadamente

Em busca da mente

Como ter mais tempo com qualidade de vida

A maioria das pessoas no mundo procura por uma coisa chamada de qualidade de vida. Isso significa aproveitar mais os dias, aumentar a produtividade, mas também ter períodos mais regulares de diversão e de descanso.

Apesar da busca por qualidade de vida ter se intensificado, ainda são poucas as pessoas que de fato a alcançam e isso tem uma razão especial: elas não sabem que a qualidade de vida está diretamente associada à gestão do tempo.

Quando você sabe como administrar melhor o seu tempo, fica mais fácil “enrolar-se” com trabalho e, em contrapartida, é possível passear mais, estar mais com as pessoas queridas e cuidar mais de si mesmo.

Quantas pessoas não vivem atrasadas com os seus compromissos e, por causa disso, acabam o seu dia exaustas sem ter conseguido brincar um pouco com o filho, fazer a sua unha, ler alguma coisa, passear, etc.?

Por isso, é preciso aprender a gerenciar com mais eficiência o tempo para, como consequência disso, alcançar qualidade de vida e serão mostradas aqui algumas dicas para isso.

1 – Saber quais são as prioridades

Quando o dia não tem uma prioridade, a pessoa acaba ficando perdida e dedicando-se a tarefas que podiam esperar.

O resultado é quase sempre o atraso para cumprir todos os compromissos: aliás, é comum que se queira fazer milhões de coisas no mesmo dia quando isso não é possível.

Sendo assim, é mais saudável que se estabeleçam as prioridades e uma forma de fazer isso é separando o dia por turnos:

  • O que é primordial fazer de manhã?
  • O que é primordial fazer no período da tarde?
  • O que é primordial fazer no período da noite?

Desse modo, mesmo que algum compromisso acabe ficando para o próximo dia, as coisas realmente indispensáveis terão sido realizadas.

2 – Lute contra as distrações

Normalmente, as pessoas classificam a vida na Internet como uma distração, mas não é só isso: televisão, uma conversa com colegas ou mesmo a divagação em meio aos pensamentos são todas formas de se distrair.

Quando se quer aproveitar mais o tempo a fim de ter qualidade de vida, torna-se preciso lutar contra distrações.

Inicialmente, trata-se de algo bem difícil e uma forma de ter sucesso é estipulando para si mesmo uma forma de recompensa:

  • Se eu não me distrair na próxima meia hora, posso atualizar o WhatsApp
  • Se eu não me distrair nos próximos 60 minutos, poderei tomar um café

3 – Não querer assumir tudo

Muitas vezes, as pessoas tentam realizar absolutamente tudo, o que gera atraso para as coisas que são mesmo prioridade, cansaço e, claro, o roubo da qualidade de vida.

Por isso, conhecer a palavra DELEGAR se torna quase uma obrigação: é importante saber quando outra pessoa pode se tornar responsável por aquela tarefa.

Por exemplo: em casa, se a mãe está cozinhando, ela pode delegar aos filhos a tarefa de manter a sala e as suas camas arrumadas, evitando que ela tenha ainda mais tarefas diárias.

Deixe um comentário