A necessidade de foco no dia a dia é uma das coisas mais vitais: pode ser para realizar um sonho, para conseguir dar conta de todos os estudos ou para ser mais produtivo no trabalho até mesmo nas finanças.
Quando as pessoas não têm foco, elas demoram uma quantidade enorme de tempo fazendo uma única tarefa, o que faz com que o seu dia perca a produtividade. Aliás, algo que anda colado à falta de foco é a procrastinação, que pode ser traduzida popularmente como “enrolar para algo”.
Quanto mais se se adota a procrastinação, menos metas e sonhos se consegue alcançar e menos tranquilidade há no cotidiano, já que falta tempo.
Por isso, seguem algumas orientações preciosas que ensinam como ter foco na vida.
1 – Lembrar-se sempre do objetivo
Muita gente sente que não existe razão para manter tanto foco em vez de procrastinar e a lembrança do objetivo ajuda com mais “ânimo”.
Basta pensar que, quanto menos foco se tem, menos tempo também para o próprio lazer, para descansar e mais longe fica a realização de qualquer objetivo.
Se o sonho é adquirir uma casa, mas a pessoa não tem foco para passar por todas as etapas intermediárias, essa casa própria permanecerá distante.
Para ajudar, uma estratégia é ter post-it ou até uma lousa pequena onde fiquem constantemente visíveis os objetivos ou sonhos que vão ajudar a aumentar o foco. É importante pensar sempre nas necessidades de baixo para cima como na pirâmide de Maslow, você não consegue alcançar o topo sem antes estar satisfeito e realizado entre o básico e o meio.
Segue aqui um exemplo bem básico da pirâmide de Maslow.
2 – Mandar as distrações para escanteio
Há pessoas que realmente têm a intenção de ser mais focadas, mas as diversas distrações possíveis acabam por atrapalhar esse plano.
Por isso, criar uma barreira entre o objetivo e as distrações é fundamental.
Por exemplo: se o objetivo é finalizar todas as atividades pendentes até o final do dia, é importante deixar o celular no silencioso, evitar abrir abas com redes sociais e, em certa medida, até deixar a música de lado, pois ela influência as emoções que pode te levar o outro nível de pensamento. Nesse caso as clássicas são sempre melhores.
No final do dia, quando as tarefas pendentes tiverem sido solucionadas, haverá muito mais tranquilidade e até tempo para que essas distrações sejam contempladas.
3 – Tenha uma lista
É normal que as pessoas tenham muitas coisas para realizar em um dia ou até a longo prazo. Porém, é muito difícil ter foco quando se pensa no MACRO: o melhor é separar quais são as coisas que apresentam mais urgência.
Mesmo que pareça algo desnecessário a princípio, uma agenda com uma listagem de prioridades é de grande serventia para quem precisa ter foco porque permitirá decidir o que é mais relevante para assim, ser realizado primeiro.
4 – Não se entristecer quando não houver tanta produtividade
Mesmo as pessoas que têm 100% de foco na vida possuem dias em que não conseguem ser muito produtivas e isso tem vários motivos.
Pode ser cansaço, pode ser desânimo ou mesmo algum outro problema.
Não é necessário cobrar-se de maneira excessiva: um dia ou outro de baixa produtividade ou procrastinação não vai afetar o plano de vida de ninguém.
Entretanto, é necessário ter cuidado para que a falta de foco não se torne uma coisa que aconteça todo dia. É importante perceber que a vida passara de uma maneira ou outra, então que seja produtiva e com foco para realizar tudo que desejas.