Para muitos, a mudança de vida é algo que traz um ar novo aos seus dias, mais disposição para novas conquistas e mais alegria de viver com as novas possibilidades a frente.
Ao mesmo tempo, outras pessoas têm muito medo de mudar o que já estão acostumadas e um dos motivos é a quantidade de questões que elas se fazem:
- E se eu fracassar?
- E se eu mudar de vida e descobrir que não estou feliz?
- E se eu não tiver como voltar para a vida que eu tinha?
- E se as pessoas me julgarem?
No entanto, há situações em que mudar de vida pode ser um grande presente: isso pode ser em caso de nascimento de um filho, de divórcio, de morte de alguém querido, de estagnação profissional, de dificuldades financeiras, etc.
Felizmente, existem alguns meios para que se consiga enxergar a mudança de vida como uma coisa benéfica e, assim, ter coragem para realizá-la.
Entender como uma chance de viver seus sonhos
Quase todo mundo tem sonhos que ficaram em espera e, ao mudar de vida, essa pode ser exatamente a oportunidade para que eles se realizem.
Por exemplo: uma pessoa que queria muito engravidar, mas acaba se divorciando pode encarar essa mudança como uma chance de conhecer outro indivíduo com o qual possa engravidar ou até mesmo realizar uma fertilização.
Quem sonhava com um determinado emprego pode ser a sua demissão ou a mudança de cidade como uma abertura para que esse emprego tão almejado finalmente se concretize.
Lembrar que todo mundo já passou por uma mudança de vida
Muitas vezes, as pessoas suportam com mais positividade uma situação ao lembrar a si mesmas que não são as únicas. Isso também vale para a mudança de vida: em maior ou menor grau, todas as pessoas já passaram por alguma evolução do que estavam acostumadas e a boa notícia é que dá para se adaptar e colher muitos proveitos.
Entender que o suposto “fracasso” sempre pode ser revertido
Na verdade, as pessoas são consideradas “fracassadas” não quando uma coisa dá errado para elas, mas sim quando elas param de tentar modificar aquela situação e simplesmente as abandonam como estão.
Por isso, se a mudança de vida apresentar obstáculos em algum momento ou se as coisas não fluírem com a rapidez que se desejava não significa um fracasso existira sempre chances de tentar uma direção nova.
Ter pessoas de confiança por perto
Manter o apoio de pessoas de confiança, ainda que não seja fisicamente, é indispensável para que se tenha coragem para mudar de vida.
Afinal, o medo pode fazer com que as pessoas adiem determinadas coisas que precisam ser feitas, como a saída de um relacionamento, a procura por um emprego diferente, a mudança de cidade, etc.
Contudo, quando se sabe que há o apoio de pessoas de confiança, que estão prontas a nos ajudar com conforto emocional, isso se torna um pouco mais simples.
Sendo assim, afastar-se de pessoas que realmente querem nos encorajar é perigoso.