Ter autoconfiança é o objetivo de todos nós, independente de nossa idade, profissão ou formação escolar. Afinal de contas, acreditar em nós mesmos, de que somos capazes de vencer qualquer desafio é muito importante.
Mas, apesar disso, nem todos conseguimos ter autoconfiança. Por isso, é muito importante aprender como começar a desenvolver essa sensação. Para ajudar, listamos algumas atitudes e ações que você pode tomar em seu dia a dia, para aprender a ter autoconfiança.
Parar de se comparar com os outros
Um dos primeiros passos para quem quer ter autoconfiança é parar de se comparar com outras pessoas. Isso significa comparar tudo, desde sua aparência até mesmo seu salário, seu estilo de vida. Isso não é saudável e não ajuda em nada no caminho para que você tenha autoconfiança.
Para evitar que você caia na tentação de se comparar aos outros, pense que esse hábito não ajuda em nada, já que todos estão em busca de alguma coisa. Embora não pareça, a vida não é cor de rosa para ninguém, especialmente para aquela pessoa a quem você vive se comparando. E mais: a vida não é uma competição, para que você fique atento a quem vai largar na frente. A vida precisa ser leve!
Cuide bem do seu corpo
Calma. Aqui não estamos dizendo que você deve entrar em uma dieta super rígida. Apenas adotar hábitos simples, que farão muito bem para o seu corpo e também para a sua mente.
Por exemplo, durma cerca de oito horas por noite ou, suficiente para que se sinta bem consigo mesmo, adote uma dieta mais saudável e faça atividade física regularmente. Pode ser uma caminhada ao amanhecer ou ao anoitecer, a hora que puder mas faça.
Ou, caso não tenha tempo, apenas subir as escadas de seu prédio ao invés de subir de elevador. Essas pequenas atitudes farão um bem enorme à sua autoestima, praticar exercícios libera hormônios como a serotonina por exemplo.
Pratique a autocompaixão
Quando você comete algum erro, como se trata? Se pune, se xinga ou fica tão revoltado consigo mesmo que não consegue encontrar soluções para o problema? Sabia que quem faz isso tem mais dificuldades em ter autoconfiança?
Aliás, para desenvolver sua autoconfiança, é preciso ir na direção oposta e praticar a autocompaixão. O que isso significa? Que você ser bom consigo mesmo quando comete um erro, e não se ofender por isso, buscar entendimento.
Quer um exemplo? Quando fizer algo errado, não se martirize. Ao contrário. Pense que assim como você, outras pessoas erram. E, quando as coisas não saírem tão bem quando você desejar, fale consigo mesmo como falaria com um amigo querido. Assim, você se sentirá muito mais confiante e conseguirá encontrar o caminho para que cometa menos erros, ou até mesmo busque ajuda, não tenha medo ou receio.
Enfrente seus medos
Você já deixou de fazer várias coisas por ter medo de que aquilo não dê certo? Certamente sim, afinal de contas o medo é algo que faz parte de nossa natureza. Agora, para quem quer ter autoconfiança, é preciso deixar esse receio de lado e fazer tudo aquilo que você tinha medo. Aliás ele só serve para te paralisar te inibindo de seguir adiante.
Enfrente seus medos e, se achar que não conseguirá fazer o que precisa ser feito, não desista, busque apoio de um terapeuta, até que se sinta capaz de enfrentar o mundo. Desta forma, você vai desenvolver sua tão sonhada autoconfiança.