Criadamente

Em busca da mente

Como ter atenção plena/mindfulness

Qual pessoa nunca acabou perdida em suas próprias reflexões e distrações quando deveria estar realizando alguma coisa realmente urgente, não é?

Muita gente relata que acaba se distraindo durante as aulas, durante o trabalho ou até que não consegue focar a atenção quando está falando com alguém porque o raciocínio começa a “flutuar”.

Apesar de algumas dessas pessoas terem, efetivamente, déficit de atenção, há outras que precisam somente aprender a “educar” o seu pensamento.

É para isso que serve a famosa técnica mindfulness: para ensinar como ter atenção.

Ao aprender de verdade essa técnica, as pessoas conseguem ter mais foco naquilo que está demandando atenção naquele momento.

O resultado, logicamente, consiste em comunicações mais efetivas e em mais produtividade.

A seguir, como você pode praticar o mindfulness.

1 – Ouça mais

Infelizmente, grande parte das pessoas, em meio a uma conversa, não ouve de verdade o outro. Por isso, uma das coisas a fazer para desenvolver atenção plena é efetivamente ouvir: esperar o indivíduo finalizar o seu raciocínio com paciência, elaborar aquilo que se está ouvindo para apenas depois poder emitir um juízo.

Muitas vezes, quem está conversando interrompe porque não tem de verdade a capacidade de ficar ouvindo o outro.

2 – Foque seu pensamento no que está fazendo como hábito

Enquanto estamos realizando tarefas que são automáticas, como lavar a louça ou tomar banho, é comum que se pense em diversas coisas: nas preocupações, no que aconteceu naquele dia ou nos planos para as horas seguintes.

De acordo com a técnica mindfulness, você deve pensar unicamente no que está ocorrendo naquele minuto.

Por isso, em vez de usar essas tarefas automáticas como uma ocasião para o pensamento vagar, é melhor se concentrar na água caindo sobre as mãos, a louça ou o corpo, na espuma, no aroma do detergente ou do sabonete, etc.

3 – Meditar

Na verdade, a meditação tem muito a ver com o mindfulness porque ambas proporcionam a redução da ansiedade, do foco no futuro.

Por isso, quem quer colocar as técnicas de mindfulness no seu dia a dia pode contar com a meditação também, ao menos por 20 minutos diários.

Caso seja difícil meditar, é possível encontrar guias diversos sobre isso nas lojas de aplicativos ou no Youtube.

4 – Observar sua respiração

É claro que a respiração é uma coisa automática, mas atentar-se para ela, especialmente nos momentos em que se está tentando relaxar e deixar a mente vazia, é um truque incrível.

De fato, focar na respiração costuma ser uma das dicas para quem está praticando a meditação também e não é uma coisa fácil inicialmente, em especial para quem tem ansiedade ou síndrome do pânico.

No entanto, esse tipo de exercício, quando há persistência, colabora muito com o mindfulness.

5 – Descanse

Quando se está com a mente cansada, cria-se o caos: é impossível organizar a mente e focar nos acontecimentos do momento quando a mente está precisando de descanso.

Por isso, dormir de forma satisfatória e fazer pausas diárias é necessário.

Deixe um comentário