Criadamente

Em busca da mente

Como passar no vestibular

Passar em um vestibular é o passaporte para quem quer uma vaga em uma universidade. Como os processos seletivos são muito difíceis, é necessário disciplina e muita dedicação.

Mas a concorrência alta não pode ser vista como uma sentença que vai impedir você de passar no vestibular. Existem alguns truques que podem ajudar a transformar seu sonho em realidade.

Para ajudar nesse processo, preparamos um texto com algumas dicas que você poderá incluir em seu dia a dia. Confira.

Crie um cronograma de estudos

Para quem quer passar no vestibular, uma boa dica é começar criando um cronograma de estudos, assim poderá organizar seu tempo e conseguir bons resultados em seus estudos.

Criando um cronograma de estudos

Para começar, coloque todas as suas atividades no papel, para que você saiba exatamente tudo o que faz em seu dia. Monitorar o tempo é outro passo importante. Defina quanto tempo irá gastar com cada atividade que está exercendo, assim você saberá quanto tempo tem para estudar.

Montar um calendário vai lhe guiar nesse processo. Aqui, você deve incluir datas importantes, como aquelas em que os vestibulares que lhe interessam são realizados. Anotar quando as notas e classificações são divulgados também é importante.

Faça mapas mentais para ajudar nos estudos

Recorrer aos mapas mentais pode ser uma ótima ideia para quem quer estudar para o vestibular e tem certa dificuldade. Essa técnica de estudo é muito útil e permite que você estude fazendo resumos que utilizam símbolos, cores, setas, tópicos ou frases curtas, permitindo que você organize as informações que precisa para as provas.

Além de facilitar o aprendizado, esse método deixa tudo mais divertido, já que os conteúdos ficam menos maçantes.

Refaça provas de vestibulares que pretende fazer

Uma dica para quem quer passar em único vestibular, por exemplo, é conhecer bem a prova aplicada ali. Para isso, o ideal é que você avalie as provas antigas aplicadas pela organização da universidade de seus sonhos.

Para isso, é importante que você refaça as provas de anos anteriores, assim saberá como os conteúdos são cobrados e se sentirá mais tranquilo na hora de realizar o exame.

Deixe um tempo para estudar gêneros textuais

Os vestibulares costumam fazer uma avaliação bastante crítica das redações. Aliás, é na hora da escrita que muitos candidatos acabam sendo eliminados, já que tiram notas baixas ou até mesmo zeram essa parte.

Então, para não cair nesta armadilha, é muito importante pesquisar as últimas edições das provas que gostaria de fazer e verificar as redações que foram aplicadas, sobretudo os gêneros textuais cobrados.

Assim, você poderá treinar esses modelos, desenvolvendo suas técnicas de redação e ficando pronto para o momento em que tiver de “escrever para valer”. Quer uma dica interessante? Fazer pelo menos dois textos por semana. Assim você se acostuma com a escrita e tudo fica muito mais fácil.

Veja filmes, séries e documentários

Fechando nossas dicas está algo que pode expandir seu repertório cultural: assistindo a filmes, séries e documentários. Assim, você pode aprender muito sobre vários temas e ainda se divertir, afastando a ansiedade de fazer a prova.

Por fim, e não menos importante, cuide do emocional para tudo ocorrer bem durante o processo. Não seja pego de surpresa, a ansiedade costuma ser um estressor durante esse período. O emocional forte é a chave para o sucesso!  

Quer saber mais como ser um vencedor  na rotina de estudos? Clique aqui

 

Deixe um comentário