Muita gente considera que o amor é o elemento de maior importância para um relacionamento, mas os especialistas e psicólogos pontuam outro tipo de sentimento como o pilar básico: o respeito.
Uma vez que as pessoas envolvidas em um relacionamento têm respeito umas pelas outras, torna-se bem menos provável que aconteçam coisas como gritos, descaso e até traições.
Entretanto, além da outra parte ter de desenvolver esse respeito, pode ser necessário que o indivíduo também saiba como impô-lo.
Vale dizer que impor respeito não se aplica apenas aos relacionamentos amorosos, mas sim a todas as modalidades de relacionamento.
Outra observação é que existe larga diferença entre impor respeito e ser uma pessoa agressiva. A seguir, algumas instruções para impor respeito no relacionamento da maneira correta.
Respeitar-se também
É muito difícil tentar impor respeito sem que a pessoa trate a si mesma com respeito. Isso porque ela transmite ao seu companheiro ou companheira que ela não precisa ou não merece respeito, ainda que faça isso inconscientemente.
Uma das formas de demonstrar respeito por si mesmo é não deixando que os demais o tratem mal ou que ultrapassem os seus limites.
Por exemplo: se a pessoa sempre deixa que os outros a impeçam de ter descanso, deixando com ela várias tarefas que não são de sua responsabilidade, essa é uma forma de desrespeitar a si mesma.
Esclarecer para o companheiro ou companheira quais são os seus limites pessoais
Todas as pessoas têm uma espécie de linha imaginária a partir da qual não conseguem tolerar o que aconteça e é importante que esse limite seja conhecido pela outra parte do relacionamento.
Por exemplo: a pessoa pode não se importar de cuidar dos afazeres domésticos, mas o seu limite é ver que o outro não preserva o local limpo.
Deixar claro quando está se sentindo desrespeitado
Infelizmente, homens e mulheres acabam por permitir que a outra parte do relacionamento aja com desrespeito achando que reclamar seria algo exagerado ou que causaria uma confusão desnecessária.
Essa é uma postura errada: na realidade, é fundamental dizer à outra pessoa quando nos sentimentos desrespeitado e isso pode ser feito com educação.
Não é necessário criar uma briga ou gritar: basta falar, com o mesmo tom de voz de sempre, que a outra pessoa está desrespeitando os seus limites ou os seus gostos, dialogar.
Inicialmente, a outra parte pode ficar insatisfeita e tentar se defender, mas a tendência é que ela se perceba e procure uma mudança.
Evitar descontrole
Ao notar que está sendo desrespeitada, é comum que a pessoa acabe se exaltando, inclusive com acusações referentes a casos passados no relacionamento e alterações na voz.
Tudo isso atrapalha muito a tarefa de impor respeito, e faz com que a outra parte acredite que você está desequilibrada e, por isso, a credibilidade do discurso cai muito.
O recomendado é sempre se expressar com o máximo de calma e evitando ofensas. Isso mostrará que se está 100% consciente.