A dependência emocional é o que gera uma série de problemas pessoais para quem a possui, inclusive sendo devido a isso que tantos sofrem de forma acentuada.
Para explicar a dependência emocional, ela acontece quando alguém tem necessidade da presença do outro em sua vida. Sem isso, essa pessoa não consegue ter bem-estar.
É natural que a felicidade seja maior quando se está com o namorado, com os pais, com um amigo, etc, porém, a dependência começa a se manifestar quando a pessoa não se sente feliz quando não está com esses indivíduos.
É por isso que se deve superar a dependência emocional: para que, na eventualidade de haver distância entre as pessoas, como morte, separação ou mesmo uma pandemia, ainda seja possível ter felicidade.
A seguir, algumas formas de deixar a dependência emocional.
1 – Entenda o porquê da dependência
É importante saber que toda dependência emocional tem um gatilho e saber ajuda a superar.
Por exemplo: uma pessoa com síndrome do pânico e que desenvolve dependência emocional porque acredita que está mais segura quando há mais alguém com ela.
Nesse caso, para que a dependência emocional seja solucionada, é muito importante que haja tratamento também para a síndrome do pânico.
2 – Identificar que as outras pessoas têm defeitos
Muitas vezes, as pessoas acabam se tornando dependentes emocionalmente de outras porque enxergam unicamente as coisas boas que elas fazem.
Contudo, ao avaliar todos os defeitos que o alvo da dependência tem, fica mais fácil superá-la. É fundamental que se tenha em mente que todas as pessoas têm as suas fragilidades e, sendo assim, não se pode depender delas para o seu próprio bem-estar. O outro não preenche os nossos vazios é muito subjetivo essa questão, é preciso antes de mais nada saber se reconhecer em si mesmo o autoconhecimento é necessário! Entenda mais aqui
3 – Valorizar-se
Geralmente, quem passa pela dependência emocional acaba por não se valorizar como deveria, achando que as outras pessoas têm mais qualidades, são excepcionais, etc.
Começar a reconhecer as suas próprias qualidades e a valorizar-se mais faz com que a dependência emocional seja superada: afinal, o indivíduo passa a perceber que também pode confortar a si mesmo e que também é bom estar consigo.
Para chegar a esse reconhecimento, uma boa estratégia é registrar todas as suas qualidades, as situações nas quais se teve uma decisão acertada, nas quais se pode ter diversão sozinho, etc.
4 – Procurar por hobbies para fazer sozinho
Quando uma pessoa consegue se divertir ou relaxar sem a presença de outra, ela começa a deixar a dependência emocional para trás.
Assim, é interessante que se tenha um hobby, que pode ser a leitura, a pintura, a cozinha, um artesanato, jogar videogame, praticar uma atividade física, assistir séries etc.
O ideal é que se consiga ter momentos de prazer sem a necessidade de estar com outra pessoa.
5 – Contar com um psicólogo
Às vezes, o fim da dependência emocional precisará ser guiado por um especialista por causa de possíveis raízes em sentimentos e acontecimentos ainda não digeridos. A dependência é um fator muito delicado a ser tratado que pode estar relacionado as questões anteriores ainda da infância e a própria insegurança que se registrou no inconsciente.
Sendo assim, quem tem dependência emocional não pode abandonar o recurso de consultas com um psicólogo e realizar todos as reflexões diante de todos os entendimentos mentais que serão administrados pela própria psique. Por isso que é indicado um terapeuta ou até mesmo um analista.