Esse assunto vai longe! A autoestima masculina parte do princípio daquilo que foi construído na psique desde da infância, o que se ouviu e sentiu na direção de ser e crescer para se tornar homem. Muitas vezes essa relação de insegurança começa dentro de casa mesmo, com base naquilo que se ouve e se percebe, mas você tem como aumentar a autoestima masculina com as dicas a seguir!
Como aumentar a autoestima masculina
Deixar se perder na essência é fácil em meio às cobranças da família e da sociedade. São tantos os desafios para alcançar o sucesso, a prioridade é sempre o que eles desejam que eu seja, e em meio a isso, me perco. A família e a sociedade normalmente desejam que eu seja tudo menos eu mesmo e, diante disso tudo, me deixo perder e não sei como aumentar a autoconfiança e autoestima – o desafio é sempre pertencer a um grupo social para se fazer pertencente e, com isso, tenho a autoestima elevada. Será que esse é ponto?
Toda cobrança inserida ao homem pode gerar uma péssima comunicação consigo mesmo e assim surge a tarefa de como aumentar a autoestima masculina. As necessidades sociais levam ao distanciamento do eu.
A autoestima, a felicidade na vida, só será reconhecida de fato quando deixar-me reconhecer pelo que sou, e não pelo que eu tenho a oferecer ao outro. Saber como aumentar a baixa auto estima é entender que, antes de tudo, estão meus valores, a minha verdadeira essência, aquela que deixei de lado para me tornar alguém que fui imposto a ser.
O emprego ideal, a mulher mais bonita, dinheiro, dinheiro, dinheiro, mulheres, o carro mais veloz, poder bancar a vida dos sonhos. Tudo muito bom, porém a maneira que lhe foi empregado isso ao inconsciente é que faz de mim ser quem sou, e empregar todas essas necessidades as minhas fontes de desejos é fazer de mim um mísero sofredor que, no final das contas, não sabe muito bem como aumentar a autoestima masculina.
Todas as violências cometidas pelos sexo mais forte, a violência que lhe foi ensinada, fizeram de mim ser assim. E jogo ao mundo a auto estima que me faltou, a falta dos valores que desconheço e nem sei se sou capaz de reconhecer que preciso delas. Sofro sem saber disso, mas minhas atitudes deixam claro que sim.
Como melhorar a autoestima de um homem
Como me fazer pertencer com base nas minhas ilusões rasas de alguém que me tornei? Saber reconhecer isso já é um caminho. A autoestima começa quando reconheço as minhas fraquezas e tento melhorá-las.
Diante do desejo de ter como melhorar auto estima masculina percebo que tudo que aprendi lá na infância, hoje faz parte de mim, e agora? A sua criança interior sempre fará parte de você e, é com base nisso, que se deve trabalhar as emoções para que seja possível resgatar o que foi perdido no tempo.
Como reconhecer que preciso de ajuda e como aumentar a autoestima masculina? Olhar em volta e perceber o que falam de mim, o que falam está dentro da percepção que tenho? O que eu gostaria falassem de mim. Isso é muito importante para perceber a própria percepção sobre si mesmo. Estou inflando o ego, ou o coração… A autoestima verdadeira não é construída na base do ego.
Para pertencer a mim mesmo e alcançar o sucesso de ser quem desejo ser a fim de ter como melhorar a autoestima de um homem é necessário estar presente em mim. Saber reconhecer minhas falhas.
A insegurança vai se mostrando aos poucos e com o tempo. Entenda que a sua autoestima não pode estar empregada ao externo. A autoestima é parte de uma construção e do valor intrínseco que foi construído com base no caráter e princípios dos valores éticos que se tem. Tudo que for conquistado será na mesma proporção desses valores. Na falta disso, as relações interpessoais não terão peso algum, serão relações vazias.
Só o autoconhecimento do indivíduo é capaz de fazê-lo enxergar quem verdadeiramente ele é.
Saber reconhecer o próprio valor, sem a necessidade do ego, é uma forma de como aumentar a autoestima masculina, é ser capaz de reconhecer pessoas iguais a você. Pessoas reais, com o mesmo nível de princípios, os relacionamentos tóxicos e vazios são aqueles superficiais, sem valor e princípios de vida. Entender quem sou é pertencer a si mesmo. Os valores de vida se fazem com base na subjetividade, pensar, sentir com verdade.
Elevo a minha autoestima masculina ao ponto que sou capaz de olhar pra mim e me ver, sem as mentiras e fantasias que criei no meu mundo imaginário. E uma escolha, que poderá ser a minha verdade absoluta, assim como as mentiras que conto pra mim e levo para o mundo.
Quais são seus valores, a sua verdade absoluta, você tem uma? Como você as reconhece hoje? Como você se vê, como quer ser visto? Seus valores estão alinhados com a sua verdade?
Realmente o autoconhecimento e a autocrítica (sem exageros) são excelentes meios de saber qual seu valor na sociedade, e sua missão! Assim, consequentemente melhorar sua autoestima.
Reconhecer as nossas limitações realmente é um passo importante! Gostei muito do artigo pelo conteúdo escrito de forma simples e inteligível.