Ansiedade e depressão são enfermidades cada vez mais comum em nossa sociedade, sobretudo nesse período, em que a pandemia da Covid-19 trouxe medo, incerteza, o receio de não ter como se manter ou, mesmo de morrer com a doença.
No entanto, muitas pessoas ainda confundem uma com a outra, o que prejudica muito a recuperação de quem sofre com esses problemas, já que, sem o tratamento adequado, as enfermidades podem se agravar, dificultando a vida destas pessoas.
Por isso, preparamos um conteúdo que vai lhe ajudar a entender o que significa cada uma delas. Confira.
Depressão
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a depressão não é uma doença nova. Ela tem estado conosco há muito tempo. Na verdade, várias personalidades históricas sofriam com ela. Só não sabiam do que se tratava.
Embora não tenha indícios que possam ser identificados em um exame de sangue, por exemplo, a depressão afeta física e quimicamente uma pessoa, e pode se manifestar por diversas razões.
Algumas vezes, o estresse excessivo pode desencadear um quadro de depressão. Em outros são desequilíbrios do metabolismo, de hormônios. Outro fator que leva a depressão; neurotransmissores cerebrais desregulados.
O ambiente de trabalho muito competitivo pode desencadear ansiedade levando ao quadro de depressão, quando a pessoa já tem uma predisposição, a falta de afeto e grandes traumas pode provocar o problema em que já tem certa propensão.
Em geral, uma pessoa com depressão apresenta sintomas como estar frequentemente com pensamentos negativos, sentir culpa por tudo, se sentir inútil, ter baixa autoestima, uma tristeza constante e perder o ânimo e o prazer com sua rotina do dia a dia.
Um erro muito comum de quem não conhece a gravidade da depressão é pensar que tudo não passa de uma grande tristeza e que vai passar. Para uma pessoa que sofre com depressão a tristeza não passa e pode ainda se agravar caso não seja tratada de maneira correta e com devido acompanhamento psiquiátrico e terapêutico.
Ansiedade
Sabe aquele medo que você sente quando está prestes a passar por um grande desafio ou uma situação nova? Isso é ansiedade, algo comum e que acontece com cada um de nós.
Mas, quando a ansiedade deixa de ser algo corriqueiro e se torna uma coisa comum, muito forte e muito frequente, ela deixa de ser algo saudável para se tornar um problema.
A ansiedade é um problema quando vem acompanhada de sintomas como preocupações, tensões e medos tão grandes que a pessoa não consegue relaxar, e uma sensação frequente de que algo ruim vai acontecer.
Sentir um medo exagerado de uma situação, não conseguir controlar seus pensamentos ou, ainda, sentir um grande pavor depois de vivenciar uma situação muito difícil também é um indicativo de ansiedade, o coração disparado em momentos normais do dia, dificuldade de relaxar e dormir, insônia tudo isso não é normal.
Por esses sintomas, os que sofrem com excesso de ansiedade não consegue exercer várias tarefas que exijam alguma interação com o público. Por exemplo, para essas pessoas é difícil falar em público. Já outras tem uma ansiedade tão intensa que não conseguem fazer as tarefas mais cotidianas, impedindo que elas tenham uma vida normal.
Seja ansiedade ou depressão, é importante que as pessoas que enfrentam esses problemas busquem ajuda medica e terapêutica para que possam ter mais qualidade de vida.