Criadamente

Em busca da mente

Amor e paixão

O amor e a paixão são alguns dos sentimentos mais comuns na humanidade e que atingem, em certa medida, todas as pessoas.

Porém, mesmo existindo diferenças muito grandes entre eles, há muitos indivíduos que sentem dificuldade em separá-los: acreditam que estão amando uma pessoa quando, na verdade, estão apenas apaixonados. Entenda Como lidar com a paixão

Normalmente, as consequências da paixão são sempre mais intensas e, em alguns casos, podem ser até perigosas quando a pessoa que tem esse sentimento não sabe dominá-lo.

No entanto, existe uma semelhança importante: ambos podem ser despertados: é possível despertar no outro tanto o amor quanto a paixão.

O que significa sentir amor?

Geralmente, o amor é tido como um sentimento mais altruísta, mais brando, que se dedica a procurar o bem-estar da outra pessoa de maneira prioritária.

Um dos maiores exemplos de amor que se pode encontrar é o de mãe: uma mãe tem a capacidade, na maioria das vezes, de deixar os seus próprios desejos e necessidades abandonados a fim de que o seu filho seja beneficiado.

São diversos os casos em que a mães abrem mão até mesmo da sua própria vida para que os seus filhos sejam protegidos.

Contudo, em outros tipos de relações também é possível observar um amor intenso, como a de irmãos, a de amigos, as relações amorosas, etc.

Outra característica do amor é a sua tranquilidade: os casais que realmente se amam costumam ter uma estabilidade emocional muito maior do que aqueles que estão meramente apaixonados.

Isso porque o próprio amor é estável: ele não muda de acordo com as circunstâncias, o que também não quer dizer que ele um dia não possa acabar.

O que significa sentir paixão?

Já a paixão é um sentimento que, apesar de ser bom, acaba tendendo a desequilíbrio. Normalmente, a paixão tem um ritmo mais intenso, fazendo com que a pessoa que a sente tenha pressa de consumá-la e nem sempre isso significa levar em conta o bem-estar do objeto pelo qual se está apaixonado.

Longe de ter qualquer tipo de estabilidade, a paixão costuma estar ligada a movimento, a grandes loucuras e, infelizmente, a grandes ciúmes, insegurança.

Até mesmo a parte sensual costuma ser mais despertada na paixão: é claro que os casais que se amam também têm desejo um pelo outro, mas esse desejo é praticamente incontrolável no caso das pessoas que estão apaixonadas.

Em muitos casos, a paixão precede o amor: um casal começa apaixonado e acaba desenvolvendo posteriormente um sentimento mais profundo depois de dois anos, tempo que dura em média a paixão.

É possível sentir amor e paixão ao mesmo tempo?

Com certeza! Aliás, os casais que aliam a tranquilidade e estabilidade do amor às loucuras e ao desejo da paixão costumam ter muito mais longevidade.

Isso porque, ao mesmo tempo em que se sentem seguros porque sabem que o amor é um sentimento que não some com facilidade, também experimentam o frenesi que é comum da paixão e que acaba dando um fôlego novo às relações.

Entretanto, é fundamental dedicação para a manutenção tanto do amor quanto da paixão.

1 comentário em “Amor e paixão”

Deixe um comentário