Poder conhecer e aprender mais sobre um país diferente é o sonho de muitas pessoas. E, uma das melhores formas de fazer isso é através de um intercâmbio.
O que significa intercâmbio?
No começo, os intercâmbios eram viagens em que dois estudantes de países diferentes trocavam de país. Dessa forma, eles aprendiam sobre uma nova cultura e estimulavam o seu conhecimento. Porém, já não é bem assim.
Nos dias de hoje, o intercâmbio é mais abrangente e não é necessário que duas pessoas troquem de país. Agora, fazer um intercâmbio significa realizar uma viagem para o exterior com o foco principal em obter conhecimentos interculturais de um país.
O intercâmbio pode funcionar de diversas formas, podendo estar relacionado com os estudos, trabalhar fora ou só viver por um tempo no exterior, isso vai depender do tipo de visto que a pessoa tenha. Além da bagagem, o intercambista volta a seu país com um aprendizado maior do que tinha antes.
Intercâmbio por curso
O intercâmbio por curso é o mais comum e pode ser realizado quando um estudante se matricula para fazer um curso no exterior. Durante o período em que o curso dura, a pessoa fica hospedada na casa de uma família ou em uma residência estudantil, ou pode alugar uma para viver com mais privacidade.
Como fazer um intercâmbio por curso?
A forma de fazer o intercâmbio varia conforme o tipo de programa que o estudante escolhe. Como é possível encontrar várias opções, vale a pena ter uma boa conversa com uma pessoa que saiba melhor sobre o assunto. O ideal é procurar pelo programa de intercâmbio que mais esteja de acordo com que deseja.
Para ajudar, aqui vão algumas dicas!
Estabeleça um foco
Antes de escolher, é preciso estabelecer aquilo que está buscando em sua viagem para fora do país. Isso torna a situação mais fácil e permite ter uma maior certeza daquilo que deseja.
Determine a forma de intercâmbio
Também é importante determinar logo no começo o formato do intercâmbio que melhor se encaixa com suas aspirações. Além dos intercâmbios com foco nos estudos, há aqueles que permitem trabalhar nas horas vagas. Com a definição do formato, o viajante pode escolher o programa que melhor lhe convém.
Pesquise bem antes de escolher o país de destino
Antes de estabelecer um país para o qual viajar, é fundamental fazer uma boa pesquisa primeiro. Cada lugar tem as suas próprias normas sobre o visto de estudante. Também se deve dar atenção a economia local, quanto custa para passar um tempo no país, a rotina, etc. Conversar com alguém que já foi para o mesmo lugar é de grande ajuda.
Faça um planejamento para determinar o orçamento
Não dá para ter uma boa viagem se não for feito um planejamento sólido para o orçamento. Ele vai ajudar a evitar imprevistos e impedir que o intercambista fique cheio de dívidas na volta. Uma boa ideia é criar uma planilha financeira com tudo aquilo que pode gerar gastos.
5 dicas valiosas para você que está pensando em fazer intercâmbio
- Tenha em mente que o intercâmbio é uma imersão, então faça isso se você estiver livre o suficiente para poder se dedicar.
- Mantenha sua mente aberta para novos aprendizados e experiências.
- Intercâmbio é algo para fazer sozinho se você for com outras pessoas que fala o mesmo idioma que você isso poderá atrapalhar.
- Leve dinheiro suficiente para necessidades de emergência e imprevistos.
- Curta cada momento, saia da casinha e viva o momento dessa rica experiência.
Vale a pena
Fazer um intercâmbio pode ser enriquecedor por isso segue o link para tirar melhor suas dúvidas .http://@intercambiomoema