Criadamente

Em busca da mente

Longevidade e estilo de vida

Quem não gostaria de viver até os 90, 100 anos com saúde e independência? Todos nós, praticamente. A longevidade é o objetivo de muitos, mas é alcançada por poucos, infelizmente.

Nosso estilo de vida, desregrado e estressante, acaba cobrando um preço muito alto de nossa saúde. É comum que muitas pessoas desenvolvam problemas de saúde que acabam ceifando suas vidas muito antes da maturidade.

Ou os que conseguem chegar aos 60, 70 anos e não tem um bom estilo de vida sofrem com o envelhecimento, por não conseguir manter sua independência e se sentem culpados, por serem um verdadeiro fardo para sua família.

Por isso, para mostrar que é possível viver muito, com qualidade, preparamos um texto explicando a relação entre longevidade e estilo de vida.

Estilo de vida e longevidade

Para alcançar a tão sonhada longevidade, o estilo de vida tem um papel fundamental. Quando mais saudável for esse estilo, maiores as chances de que você tenha uma vida longa e feliz.

Agora, o que muitas pessoas não sabem é que é muito fácil alcançar esse estilo de vida saudável. É preciso apenas fazer pequenas mudanças em seu dia a dia. Veja quais são.

Manter uma dieta saudável

Quem quer adotar um estilo de vida saudável precisa adotar uma dieta de acordo. Afinal de contas a alimentação pode nos trazer saúde ou nos deixar doentes.

Para viver muito é preciso se alimentar bem. E uma forma de fazer isso é manter uma dieta rica e nutritiva, com muitos legumes, frutas, verduras, cereais e gorduras saudáveis, deixando de lado os alimentos ultra processados. Assim, seu corpo envelhecerá muito melhor.

Faça atividade física

O exercício físico é um importante aliado do estilo de vida saudável, e o segredo para quem quer alcançar a longevidade com qualidade. Por isso, procure manter uma rotina de atividades que exercitem seu corpo. Seu coração agradece.

Não tem tempo para uma academia? Não tem problema. Você pode começar fazendo caminhadas em sua rua ou até mesmo se exercitando em sua casa. Assim seu corpo se acostumará com o exercício.

Fique de olho no peso

O excesso de peso é um grande vilão para quem quer envelhecer com saúde e viver muito tempo. Por isso, é muito importante acompanhar a evolução de seu peso, mantendo-o sempre dentro de índices considerados saudáveis.

Mas, calma, isso não significa que você deva viver em uma eterna dieta, se privando de tudo. Aqui é importante se consultar com um nutricionista, para que ele possa dizer qual é o peso ideal para você e lhe ajudar a montar o cardápio diário correto.

Desta forma, você não irá se preocupar tanto com o peso a ponto de desenvolver um transtorno alimentar.

Não fume

O cigarro é um dos grandes vilões quando se fala tanto de estilo de vida saudável quanto da longevidade. Afinal de contas um único cigarro contém tantos compostos químicos danosos que o hábito de fumar é capaz de prejudicar por completo sua saúde.

Aliás, você sabia que, segundo a OMS, o cigarro é o responsável pela maioria de mortes que poderiam ser evitadas? Então, se você não quer entrar para essa estatística, deixe o cigarro de lado urgentemente, caso você fume. Se não, nem comece. Seu corpo agradece.

Deixe um comentário