Criadamente

Em busca da mente

Como ter metas de vida

Praticamente todas as pessoas já ouviram que é preciso ter metas na vida, o que significa saber o que se quer alcançar ao longo dos anos.

Contudo, enquanto alguns sabem com certeza o que querem alcançar, outros não sabem como podem estabelecer essas metas.

Por isso, é necessário aprender como criá-las para que, a partir de então, as decisões nos diversos campos da vida sejam tomadas de acordo com elas.

Felizmente, escolher quais são as metas da vida não é uma coisa complicada: manter a disciplina para que elas sejam alcançadas, é.

1 – Conhecer-se

As metas são relacionadas a algo que a pessoa queira alcançar para se sentir realizada. No entanto, se ela não sabe o que é importante para si mesma, nunca conseguirá estabelecer as metas da sua vida.

Desse modo, é fundamental que as pessoas invistam em autoconhecimento, que analisem o que faz bem para elas verdadeiramente e que, na mesma proporção, percebem as coisas que as afetam negativamente. Veja a leitura sobre autoconhecimento aqui.

2 – Verificar quais são os seus sonhos

Os sonhos ajudam muito na definição de meta de vida. Afinal, a ideia de ter um sonho é fazer o possível para que ele seja alcançado e não apenas ficar cultivando-o no campo do imaginário. O campo da fantasia é vasto e pode levar a grandes desilusões por isso é importante estar consciente sobre aquilo que realmente leva a conquistar as metas na vida.

Por isso, se uma pessoa tem como sonho trabalhar com serviço social, é claro que os estudos para isso têm de ser parte da meta de vida dela, bem como a busca por uma colocação futura na área de assistência social.

Outro exemplo: há pessoas que têm como sonho fazer um intercâmbio. Então, as coisas necessárias para conseguir esse intercâmbio devem ser incluídas dentre as metas da vida.

Normalmente, é muito mais fácil determinar as metas quando se tem algum sonho. Para isso é fazer dia a dia o que tem que ser feito. Para que consiga alcançar suas metas é necessário se comprometer dia a dia com foco. Leia também um pouco mais sobre como ter foco na vida.

3 – Tomar cuidado com as coisas impossíveis

É indispensável que as metas fiquem dentro do campo do que é alcançável a fim de que a pessoa não crie para si uma fonte infinita de frustrações.

Por exemplo: ainda não é possível ter como meta de vida mudar-se para outro país.

Para que as metas sejam mesmo válidas, é preciso que se mantenha sempre o foco no campo do que é razoável. Para as grandes metas acontecerem é preciso concluir as pequenas. Lembra-se, você não consegue pular degraus de uma só vez. O importante mesmo é estar consciente para viver o que é possível viver.

4 – Rever as metas de vez em quando

É interessante que as metas de vida não fiquem listadas apenas no pensamento, mas que haja uma lista física.

Dessa forma, conforme a vida da pessoa vai sofrendo adaptações, algumas das coisas podem deixar de ser uma meta enquanto outras passam a ocupar esse lugar.

Por isso, verificar de vez em quando como estão as metas anotadas anteriormente, se alguma delas está mais próxima de ser alcançada ou até se ela deixou de ser tão relevante é algo necessário.

5 –Trabalhar com prazos

O ideal é que as metas estejam sempre associadas a um período de tempo. Por exemplo, criar objetivos para que as meta de vida se torne um resultado, dessa maneira fica mais fácil ter metas de vida concluídas.

É necessário avaliar as metas de curto médio e longo prazo. Se você tem certa dificuldade em visualizar isso e colocar no papel é aconselhável que busca por orientação de um profissional Life Coach, que é especializado em vida pessoal.

Deixe um comentário