Criadamente

Em busca da mente

Como lidar com a paixão

A paixão é um sentimento que todo mundo experimenta uma hora ou outra na vida: pode ser aquela paixão infantil, inocente, ou uma paixão avassaladora, sendo nesta última a que costuma trazer mais dificuldades para ser assimilada.

Apesar de o sentimento paixão ser natural do ser humano, é muito importante que todos saibam como lidar com ela, já que ela pode ser a fonte de sofrimentos e de descontrole.

Por isso, este material trará quatro dicas fundamentais para aprender a lidar com a paixão de maneira que ela seja algo prazeroso e não uma causa de problemas.

1 – Não deixar a paixão tomar conta de toda a sua vida

Pessoas que estão apaixonadas por alguém tendem a deixar que isso se torne o centro da sua vida: todos os seus assuntos são sobre essa pessoa, assim como todos os seus pensamentos e todas as suas decisões.

Isso é perigoso porque torna mais provável uma frustração severa, que cause muita tristeza e até revolta. Sendo assim, é necessário que a paixão tenha apenas uma fração da sua vida e que você cuide também de outros interesses, como os seus gostos pessoais, o seu trabalho, a sua família, etc.

2 – Verifique se há real possibilidade de ser correspondido

Mesmo que o sentimento da paixão seja gostoso, é importante que você não parta para a ilusão, até mesmo para não sofrer posteriormente.

Assim, é recomendado verificar se existe a possibilidade de ser correspondido: se for por uma pessoa comprometida ou que já deixou claro que o interesse se restringe à amizade, o ideal é que essa paixão seja logo abandonada, mesmo que seja um processo difícil.

3 – Não se preocupar com cada coisa

Seja correspondida ou não, a pessoa que está apaixonada costuma dar muita atenção a tudo o que se refere à outra pessoa ou ao seu relacionamento. Dessa forma, até mesmo as menores coisas podem se tornar uma paranoia.

Não vale a pena ficar analisando demais cada palavra da sua paixão, cada um dos seus atos, a forma como essa pessoa se dirigiu a você, etc.

Isso vai fazer com que você desenvolva um quadro paranoico e que a leveza de uma paixão seja totalmente anulada.

O ideal é analisar apenas os indícios de falta de interesse, até para evitar decepções: caso contrário, não analise demais e se dedique a aproveitar o seu sentimento e a pessoa amada.

4 – Se preciso, bola para frente

Nem sempre a paixão é duradoura, nem sempre a outra pessoa tem interesse, nem sempre rola aquela química….

Todas essas coisas fazem com que a paixão não seja viável e, nesse caso, o melhor é tocar a vida adiante.

Uma maneira de tornar isso mais fácil é cortar o contato com o alvo da sua paixão, se possível. Silenciar nas redes sociais, por exemplo, é uma maneira de reduzir o contato, mas sem precisar excluir definitivamente.

Além disso, focar a mente em outros projetos é uma maneira de lidar com a paixão.

Deixe um comentário