Do grego, a palavra “ansiedade” (anshein) remete a “opressão, sufoco, estrangulamento”, enquanto o vocábulo “depressão” viria do latim (depressio ou deprimere), significando “afundar, abaixar, pressionar para baixo”. Neste conteúdo, compartilho informações preciosas dadas por especialistas da saúde sobre como superar a ansiedade e vencer a depressão, de forma que você venha a resgatar a pessoa de maior importância em sua vida: você mesmo(a)!
Ansiedade e depressão ao mesmo tempo?
No país que é tido como o mais ansioso de todos, juntando-se ao “mal do século” como é chamada a depressão, temos pessoas que ficam incapacitadas de trabalhar, chorando na maior parte do tempo, e sobrevivendo a base de medicação controlada.
Apesar de que nem todo indivíduo que é ansioso estar com depressão e, do mesmo modo, uma pessoa depressiva não necessariamente sofrer de ansiedade, os dois problemas podem acontecer juntos, sendo chamado de transtorno misto.
Há uma dificuldade em saber onde começa a depressão e, por sua vez, a ansiedade e qual o limite entre uma doença e outra, pois todo paciente depressivo apresenta sintomas clássicos de ansiedade e vice-versa. Para que você tenha como superar a ansiedade e vencer a depressão, primeiramente, é importante ter o diagnóstico de transtorno misto, feito por um psiquiatra com formação e experiência em psicopatologias.
Como superar a ansiedade e vencer a depressão
A primeira dica de como vencer a depressão e ansiedade é: não ignore o conhecimento científico comprovado da medicina, ou seja, consulte-se com um psiquiatra e faça uso da medicação prescrita. Os fármacos antidepressivos e ansiolíticos regularizam hormônios como a dopamina e a ação do neurotransmissor serotonina, os quais estão diretamente ligado entre si e em relação ao bem-estar e estado de humor.
O próxima dica é: não pense em como vencer depressão sozinho, mas busque ajuda de um(a) psicólogo(a), pois esse profissional possui conhecimento, experiência, ferramentas e recursos para te ajudar. A terapia com psicólogo para tratar depressão e ansiedade trará os resultados esperados e melhoria de seu estado de espírito, além de autoconhecimento devido às reflexões e expansão de sua própria consciência, acredite!
Outro ponto de extrema importância ao falar sobre como superar a ansiedade e vencer a depressão profunda é manter a proximidade dos que te amam. Procure se abrir com a pessoa que sempre esteve ao seu lado, desde a infância, e não deixe o orgulho ou ego te impedirem dessa aproximação.
Como vencer a depressão com Deus
De acordo com C.S Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, entre outros clássicos, a dor seria o megafone de Deus e conforme Paulo escreveu aos Filipenses, a paz de Deus excede à toda capacidade e tentativa de compreensão. Essa seria uma dica de como vencer a depressão segundo a Bíblia, lembrando que Jesus convida todos os que estão sobrecarregados e cansados a irem até Ele para serem aliviados.
Ter fé em Deus e cuidar do espiritual é um dos diferenciais para vencer os problemas da vida, inclusive no tratamento do vício em drogas, que também tem relação com transtornos depressivos. Contudo, não pense em como vencer uma depressão apenas cuidando do espiritual, pois Deus nos dotou de sabedoria e conhecimento: a medicina e a fé podem sim (e devem) caminhar juntas.
Como vencer o desânimo da depressão
Além do tratamento com psiquiatra, psicoterapia, estar perto de pessoas amadas, e de manter sua fé, você precisa adotar (ainda que não tenha vontade) hábitos que contribuirão para sua recuperação.
Importante: comece com uma pequena ação e não muitas. Por exemplo, você pode, hoje, escrever algo positivo, uma palavra que seja, e deixar na parede do seu quarto, na geladeira, em algum lugar onde você veja, e pronto. Meta estabelecida e alcançada, já temos um avanço e isso já vai gerar um pensamento positivo.
Alguns conselhos práticos de como superar a ansiedade e vencer a depressão, adquirindo um pouco mais de ânimo no seu dia a dia são:
- adote a postura que você teria caso não estivesse depressivo, isto é, se a vontade é ficar trancado dentro do seu quarto, você vai fazer exatamente o contrário, feito criança rebelde. Encare a depressão e o desânimo e diga “Entendi, é pra eu ficar chorando e não fazer mais nada da minha vida. Pois vou fazer o contrário.” Parece loucura, mas funciona!
- pare de ouvir músicas depressivas, optando por um instrumental de meditação e músicas animadas.
- tome sol, favorecendo a produção de vitamina D.
- pratique atividade física (pode ser dança, corrida, caminhada, o importante é se movimentar)
- esforce-se para cuidar de sua alimentação, evitando frituras e alimentos industrializados tais quais macarrão instantâneo, salsicha, etc.
Por último, mas não menos importante: foque no dia de hoje. Busque proporcionar a si próprio(a) um dia que seja o melhor possível e não se permita desistir de si mesmo(a)!
Saiba mais sobre o transtorno misto, como superar a ansiedade e vencer a depressão. Assista ao vídeo abaixo:
Obs.: Devido à sua condição psicológica atual, há uma chance enorme de você não colocar em prática o que leu aqui, então se esforce e reaja. Além disso, conte com a minha ajuda e entre em contato, assim poderei lhe dar o suporte necessário para vencer a depressão e não deixar que a ansiedade tire a sua paz!